MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19

Prefeito Paulo Barboza, vem por meio deste informar a população sobre as instruções relativas à prevenção e controle da pandemia causada pelo coronavírus.
A Secretaria de Saúde vem monitorando os casos de Covid-19 em nosso município, assim como em toda a região. Como é de conhecimento público, não há casos confirmados neste momento na cidade, mas há um acréscimo de casos nos municípios de toda a região.
Quanto às medidas de contenção da doença, reforçamos o fechamento dos comércios não essenciais estabelecidos pelos decretos estaduais e municipais. Contamos com a colaboração de nossos empresários.
Informamos que somos obrigados a seguir o decreto do Governador do Estado de São Paulo, por força de Lei. Desta forma, os municípios que tentam abrir os estabelecimentos comerciais por meio de decretos municipais, são imediatamente notificados pelo Ministério Público do Estado para que revoguem o referido instrumento. Sob pena de responsabilização administrativa do Prefeito em ação judicial.
Não temos a pretensão de infringir a lei em afronta ao Estado. Contamos com sua equipe técnica, para que tomem as decisões mais sensatas neste momento crítico.
Sabemos que há uma grande discussão entre abrir os comércios e evitar aglomerações, respeitamos as diversas opiniões, mas optamos por seguir as ordens do Estado de São Paulo. Sabemos que gerar embates não melhora a nossa vida.
Cobramos do Estado uma postura transparente, com decisões respaldadas por pessoas qualificadas e acreditamos que o Estado vem cumprindo com estas determinações. Conforme dito, o Governador já sinalizou a abertura gradativa dos estabelecimentos comerciais, com previsão para o dia 11 de maio.
A Prefeitura não parou com as medidas protetivas: vem utilizando equipamentos de proteção individual, permitiu que vários servidores trabalhem em “home office”, estabeleceu regime de rodízio nos departamentos, suspendeu os atendimentos presenciais, deu férias ou licenças aos servidores inseridos no grupo de risco, promove a aplicação nas ruas de solução desinfetante, notificou as empresas terceirizadas para o uso de equipamentos de proteção individual, fez a vacinação dos idosos em suas residências. Ademais, estabeleceu por meio de Decreto, que todos os estabelecimentos comerciais, assim como as pessoas que saiam de suas casas, utilizem máscaras. Enfim, tomaremos todas as medidas possíveis para evitar a doença em nossa Estância.
Nesta mesma toada, sugerimos a todos que fiquem em casa o máximo que puderem. No caso de saírem as ruas, reforçamos o uso de máscara e do álcool em gel. Tire seus sapatos antes de entrarem em casa, lavem as mãos, mantenham distância das pessoas em filas dos estabelecimentos abertos. Se for empregador, providencie máscaras, luvas, álcool em gel para seus funcionários.
Para finalizar, é com essas medidas que pretendemos manter o número de casos suspeitos em zero, assim como o de casos confirmados. Agradecemos à população pela colaboração, por manterem-se em suas residências. Sabemos da dificuldade em ficarmos confinados, mas entendemos ser o melhor para este momento. Esperamos que em breve possamos voltar à normalidade.

Muito obrigado,

Paulo Sérgio Barboza de Lima