Prefeito e secretária participam de reunião da Aprecesp

O prefeito de Águas de São Pedro Paulo Barboza (PSDB) e a secretária de Turismo Rose Massarutto participaram da 2ª reunião no ano da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), no Guarujá. O evento contou com a presença de 30 prefeitos e deputados estaduais e federais.
O secretário-executivo da Secretaria Estadual de Turismo, Marcelo Costa, apresentou a atual situação dos convênios entre as estâncias e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur) e falou sobre o impacto do passivo deixado pelo governo anterior no orçamento.
“Vemos que o governo tem sido sensível às causas das estâncias paulistas. Águas de São Pedro tem juntado esforços com outros municípios para que todo o investimento anunciado lá atrás seja, de fato, levado até a população”, declarou o prefeito Paulo Barboza.
“Todas as cidades estão em busca de recursos e que as obras iniciadas ou recursos liberados não sejam afetados por contingenciamentos. O secretário adjunto disse que o governo não deve interromper o pagamento de convênios, de modo a não comprometer as obras que estão sendo realizadas nos municípios por meio do Dade”, disse Rose Massarutto.

Linha de ação do governo para os próximos meses
O secretário-executivo também apresentou ações que devem ser tomadas para os próximos meses: voltar a empenhar os valores de obras em andamento do período de 2011 a 2017; processar normalmente os pagamentos dos convênios do 1º semestre de 2018; reavaliar os projetos de 2018 que foram cancelados e solicitar a antecipação de cota; analisar os projetos novos já recebidos e celebrar novos convênios; rever os convênios assinados entre 2011 e 2017, cancelando os com mais de cinco anos sem realizações; fim do descontigenciamento de 46% do orçamento 2019 e articular a obtenção de recursos adicionais para cobrir o passivo de R$ 316 milhões em 2019.

Convênio Aditados
Ainda na reunião, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo apresentou o aditamento de 24 convênios das seguintes estâncias: Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Barra Bonita, Caraguatatuba, Eldorado, Embu das Artes, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itanhaém, Lindóia, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Ribeirão Pires, Salto, Santa Fé do Sul, Santo Antônio do Pinhal, Santos, Serra Negra e Socorro.
Vale lembrar que Águas de São Pedro não tem nenhum convênio pendente de liberação. O aditamento de 2016 é referente às obras do Ponto de Cavalos: mais uma etapa foi liberada para a construção dos banheiros perto dos quiosques.