Unidade móvel de artes e cultura do Sesi já está em Águas

Biblioteca e atividades culturais começam a funcionar na próxima terça

Trazendo para Águas de São Pedro biblioteca, cinema, gibiteca, mídias de arte digital e uma programação cultural aberta a toda comunidade, a carreta do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) estacionou nessa terça-feira (19/junho) na estância, em frente a Emei Vida. As atividades, gratuitas, terão início na próxima terça-feira (26/junho) e seguirão até 08 de julho. A vinda da Unidade Móvel de Artes e Cultura é uma parceria do Sesi-SP com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O projeto busca democratizar o acesso a diferentes linguagens artísticas para as comunidades. No portfólio da Unidade Móvel de Artes e Cultura, um acervo de mais de 5 mil volumes sobre literatura, música, história em quadrinhos, artes plásticas, fotografia, tecnologia e filmes de curta e longa metragem. A unidade ainda conta com uma equipe de mediadores culturais do Sesi-SP para orientar o público. Escolas e grupos podem agendar atendimento preferencial na Secretaria de Educação e Cultura.

“O Sesi é uma instituição que realiza diversos tipos de ações educativas. Apoiando o esporte e a cultura ele faz isso de maneira mais ampla e multidisciplinar. Esta carreta é uma ótima iniciativa, pois descentraliza a programação e expande o público para além de seus polos”, afirmou o secretário municipal, João Paulo Pontes Ferreira. Para o educador, Águas de São Pedro é privilegiada em receber a Unidade Móvel de Artes e Cultura do programa Sesi-SP Cultura. “Nossas escolas estão muito bem avaliadas e conseguimos oferecer diversas opções de atividades para os estudantes. Mesmo assim, este equipamento contribui muito, pois o Sesi é uma instituição que prima pela qualidade, é reconhecida por incentivar a arte e o esporte, e estará na cidade aberta não somente para os alunos, mas moradores e turistas”.

O lado de fora da carreta apresenta a Ocupação Artística O Curioso Explorador, do coletivo FITE ART. Ela encoraja os visitantes a descobrirem a ampla gama de possibilidades que podem ser estimuladas por meio da cultura. A obra de Will Ferreira e Michel Japs representa de maneira cômica um arqueólogo desastrado no ato de “desenrolar” uma múmia. A ideia é ampliar o espaço de atuação do graffiti e democratizar a produção de arte urbana.

Unidade Móvel de Artes e Cultura do Sesi-SP

Quando: de 26 de junho a 08 de julho

Local: estacionamento da Emei Vida (Escola Municipal de Educação Infantil)

Endereço: rua Flamboyant, s/n – Centro