Série sobre longevidade do Jornal da Record dá destaque a Águas

Águas de São Pedro foi destaque no Jornal da Record com a série de reportagens A Caminho dos 100, veiculada no dia 15 de junho. A matéria sobre longevidade foi gravada na cidade nos dias 4, 5 e 11 deste mês, com apoio da administração municipal. Foram entrevistados personalidades do município, o sr. Ângelo Carrara e a nadadora Kasuko Funayama, bem como frequentadores do Spa Thermal e jogadores de vôlei adaptado da terceira idade da estância.

O Brasil tem 30 milhões de idosos. Em Águas de São Pedro eles representam um pouco mais de 20% da população – são 673 moradores acima de 60 anos, segundo a estimativa de 2017 do IBGE; e 503 idosos, com idade a partir de 65 anos. Isso motivou a reportagem a escolher a cidade como pauta. Paraíso dos Idosos foi o título usado para definir o município. Qualidade de vida, sossego e vida social foram alguns dos destaques sobre os motivos que levam tantos idosos a escolherem a estância como residência.

O comerciante Ângelo Carrara, aos 97 anos, foi um dos personagens da matéria. Ele contou que acredita que a água sulforosa é a responsável por sua saúde e longevidade. Com o seu relato e de diversas outras pessoas da cidade, as fontes Almeida Salles, Gioconda e Juventude também se tornaram tema da reportagem. O usuário do Spa Thermal, Rubens Oliveira, de 68 anos, foi entrevistado pelo repórter Lúcio Sturm, e contou que estava tomando o banho sulforoso para o tratar sua artrose. Também foram ouvidos: Nívea Brasil, 86 anos; Luiza Melo, 71 anos; Massae Narazake, 73 anos; Isabel Ramiro, 69 anos; Adilson Madureira, 77 anos; além da terapeuta Rosana Borborema, e outros.

Encerrou a série do Jornal da Record a moradora Kasuko Funayama. Aos seus 90 anos, ela já representou Águas de São Pedro em diversos esportes, especialmente a natação. Kasuko finaliza dizendo que em conjunto com o esporte, banhos e o bem-estar que Águas de São Pedro oferece, o que faz a diferença no envelhecer com saúde e felicidade é gostar da vida.

As pauteiras da reportagem foram Janaína Demarque e Norma Pocker. As imagens são de Fábio Ribeiro e Hugo Costa; a arte de Demètrius Argyriou; e a edição de Raul Pessoa e Eduardo Prestes. A matéria está disponível no site R7 da TV Record.