Escola de Tempo Integral faz Campanha para o Lar dos Velhinhos

A Escola de Tempo Integral da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Luiza Fornasier Franzin está promovendo uma ação solidária de arrecadação de produtos de higiene pessoal e cosméticos para o Lar dos Velhinhos de São Pedro. Fraldas geriátricas (M e G), pasta de dente, sabonetes, xampu, lenços umedecidos, hidratantes, cotonete, entre outros produtos estarão sendo arrecadados até o dia 26 de junho nas escolas do 1º ao 9º ano.

O projeto nasceu de uma parceria entre as oficinas de Empreendedorismo Social e Economia Doméstica no início do primeiro semestre deste ano. “Durante as aulas criamos um cofrinho para cada turma depositar doações espontâneas ao longo do semestre, ensinando-os o hábito de poupar dinheiro e aprender a educação financeira para finalizar seus projetos de vida.    Conversamos com os alunos e consensualmente decidimos que parte da arrecadação seria doada em produtos para o Lar dos Velhinhos de São Pedro”, relatou o professor de História e Empreendedorismo Social, Mateus de Camargo Ribeiro. Simultaneamente a isso, foi trabalhado na oficina de Empreendorismo Social os conceitos de participação e engajamento social para transformar e melhorar a sociedade em que se vive.

Segundo o docente, o objetivo é desenvolver nos alunos valores como: solidariedade, amor ao próximo, caridade, civismo, cidadania e a serem alunos protagonistas e agentes de inovação na comunidade. “Finalizaremos o projeto da campanha solidária com uma visita ao Lar dos Velhinhos, em um evento multidisciplinar, no qual cada oficina da Escola de Tempo Integral participará apresentando um produto de sua proposta pedagógica semestral”.

A oficina de Música e Dança fará apresentações artísticas, a oficina de Leitura apresentará uma contação de história, a oficina de Redação produzirá a matéria jornalística sobre o evento, a oficina de Espanhol apresentará um show em espanhol e as oficinas de Empreendedorismo e Economia Doméstica entregarão as doações arrecadadas. “O projeto cresceu e se desenvolveu ao longo do semestre, houve um intenso engajamento dos professores e dos alunos, uma troca de conhecimento e experiências que enriqueceram cada vez mais o projeto”. Ribeiro também ressaltou, em nome da equipe da Educação, que esse é o objetivo da Escola Integral, formar alunos engajados, cidadãos plenos, com capacidade crítica, solidários, inovadores e protagonistas em sua comunidade.