Alunos do Fundamental fazem concurso de desenho para Feira do Livro

Alunos do 3º ao 5º ano do Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Luiza Fornasier Franzin participaram de um concurso promovido pela 17ª Feira do Livro de Águas de São Pedro – que será realizada em julho no Centro de Convenções. Nesta sexta-feira, o representante da Zuiza Livraria e Sebo entregou os prêmios aos três vencedores, bem como uma menção honrosa.

Com a proposta de integrar os estudantes da rede municipal de ensino no trabalho gráfico e de identidade visual da 17ª Feira do Livro, os estudantes foram convidados a desenharem sob o tema: Livro: O Companheiro do Saber e da Diversão. Mesmo com apenas uma semana de prazo, 31 trabalhos foram inscritos no projeto. Conquistou o primeiro lugar a estudante de dez anos, Ana Luiza de Abreu Barros, que está no 5ºB. O segundo lugar ficou com Henrique Rezende Orellana (4º A – 9 anos), e o terceiro com Isabella Amorim P. Soares (3ºB – 8 anos). A iniciativa ainda destinou uma menção honrosa para Matheus Gomes da Silva (4º C- 9 anos). Segundo o proprietário da Zuiza Livraria e Sebo, Celso Verrangia, cada um ganhou respectivamente R$ 150, R$ 100, R$ 50 e R$ 30 em livros – para serem utilizados na Feira do Livro. “Todos os desenhos estarão em uma exposição que faremos durante a nossa programação em julho, mas os ganhadores terão um lugar de destaque. Além disso, o desenho do primeiro lugar estampará o cartaz dessa edição”.

1º lugar no Concurso da Zuiza Livraria e Sebo – 17ª Feira do Livro de Águas de São Pedro, aluna Ana Luiza de Abreu Barros (5ºB – 10 anos) com Celso Verrangia. Crédito: Fernando Bretas.

2º lugar no Concurso da Zuiza Livraria e Sebo – 17ª Feira do Livro de Águas de São Pedro. Professora Maria Christina os Santos Pastore com o aluno vencedor, Henrique Rezende Orellana (4º A – 9 anos). Crédito: Fernando Bretas.

3º no Concurso da Zuiza Livraria e Sebo – 17ª Feira do Livro de Águas de São Pedro, aluna Isabella Amorim P. Soares (3ºB – 8 anos) com professora Roseleide Maria Gouveia. Crédito: Fernando Bretas.

Menção Honrosa no Concurso da Zuiza Livraria e Sebo – 17ª Feira do Livro de Águas de São Pedro, aluno Matheus Gomes da Silva (4º C- 9 anos) com a diretora Silvana Corrente Herminio. Crédito: Fernando Bretas.

A iniciativa do concurso partiu do fotógrafo Fernando Bretas, parceiro do evento. “É comum termos um bloqueio criativo quando se trata de um evento que se repete a muitos anos, como é o caso da Feira do Livro. Mas me baseando numa experiência que tive na época do colégio resolvi propor o concurso”. Segundo o fotógrafo, sua escola tinha o hábito de convidar os alunos a criarem qualquer tipo de arte, frase, slogan para os eventos que promovia. “Era muito bacana, porque engajava os alunos nos eventos e deixava todo mundo com vontade de participar. Além disso, quem ganhava conquistava uma certa evidência. Muitos dos profissionais que trabalham e vivem hoje disso, foram alguns desses alunos”, relatou.

Bretas então resolveu sugerir esta possibilidade ao organizador do evento, que por sua vez entrou em contato com o secretário de Educação e Cultura, João Paulo Pontes Ferreira. “Em uma reunião, definimos fazer o concurso com alunos do 3º ao 5º anos, que estão numa época de grande criatividade”. Para dar tempo de colocar em prática o projeto, o prazo foi curto. “A ideia surgiu e tivemos que botar em prática na mesma semana, por isso os alunos tiveram pouco tempo para desenhar e inscrever-se. Mesmo assim, acho que tivemos uma boa quantidade de material enviado”. A menção honrosa foi uma iniciativa dos organizadores, após conferir todo material. “O desenho não se encaixa no tema, mas resolvemos fazer esta homenagem para reconhecer o capricho do desenho e o trabalho do estudante”.

O tema escolhido pelos idealizadores do concurso, Livro: O Companheiro do Saber e da Diversão, visou levar uma mensagem para os alunos. “Quisemos fixar a ideia de que o livro pode tanto trazer conhecimento, quanto ser uma forma de se divertir e se entreter. A mim parece que as crianças entenderam muito bem o recado, pois nos mostraram isso nos desenhos que inscreveram”. Bretas ainda destacou que este é só começo de uma proposta mais ampla. “Trazendo a comunidade estudantil para os eventos de nossa cidade, fazemos com que essas crianças participem da vida social, para que não fiquem em segundo plano, mas sejam protagonistas. Quando lhes damos voz, conseguimos captar coisas muito interessantes do universo infantil, que também tem muito a nos ensinar”.

Bretas e o organizador do tradicional evento literário pretendem manter essa proposta para a próxima Feira do Livro, tornando a iniciativa maior e mais abrangente.

Legenda: na foto

Crédito: Fernando Bretas