Saúde realiza Campanha contra Hanseníase, Tracoma e Geo nas escolas

O governo estadual está promovendo, em conjunto com as secretarias de Saúde municipais, a Campanha Hanseníase Tracoma e Geohelmintíase.  A iniciativa acontece nas escolas visando a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Em Águas de São Pedro, a campanha teve início nesta terça-feira (05/junho) e continuará com exames até a próxima semana.

Alunos da educação infantil e ensino fundamental estão participando da campanha. “Os exames são realizados nas próprias escolas.  Eles são fundamentais para manter a saúde das crianças de Águas de São Pedro. A prevenção e o diagnóstico precoce são a garantia de um futuro com mais qualidade de vida”, afirmou o secretário de Saúde, João Victor Barboza. Ele também agradeceu o apoio da Secretaria de Educação e Cultura na realização da campanha nas escolas municipais.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Agueda Zanatta, a primeira ação foi o exame do tracoma. “Um enfermeiro especializado em Tracoma foi enviado pela secretaria estadual de Saúde para realizar o exame nessa terça-feira. Na próxima segunda-feira (11/junho) será realizada a medicação, com autorização dos pais ou responsável, referente a verminose (geohelmintíase)”.

A hanseníase caracteriza-se por manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, caroços, e áreas do corpo com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos. As verminoses dão dores abdominais, diarreia, anemia, perda de peso, palidez excessiva, barriga grande e sangramento intestinal. Já com o tracoma pode ocorrer coceiras nos olhos, lacrimejamento, irritação, ardor, intolerância à luz, sensação e areia nos olhos, entretanto, alguns casos pode não apresentar sintomas.

Créditos: Divulgação