Grupo de 46 idosos de Piedade visita Águas com programa Melhor Viagem

Quarenta e seis idosos do município de Piedade visitaram Águas de São Pedro nessa quarta-feira (16/maio) através do projeto Viva Mais, promovido pela Diretoria de Esportes e Lazer da cidade; e o Melhor Viagem, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Com apoio da Setur (Secretaria de Turismo), que forneceu roteiro e guia, eles visitaram diversos pontos turísticos e almoçaram na cidade.

O projeto Viva Mais é uma iniciativa da Diretoria de Esportes e Lazer de Piedade, que visa a promoção do esporte entre pessoas da terceira idade. Os idosos que vieram a Águas de São Pedro fazem parte dessa iniciativa de promoção da qualidade de vida – com aulas de educação física três vezes por semana. Já o Programa Melhor Viagem é uma proposta da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que fornece transporte gratuito para as cidades viajarem a destinos com até 200 km de distância de sua origem. Segundo o diretor de Turismo de Piedade, Hugo Casoni Godinho, o município foi contemplado com duas viagens, por meio deste programa e também do Roda SP – um deles com crianças e outro com os idosos.

“Para a terceira idade escolhemos Águas de São Pedro como uma indicação da nossa educadora física, Fernanda Guazzelli, que tem um familiar na cidade. Todos gostamos muito dessa visita, fomos recebidos muito bem pelo comércio e pelo Luis Alexandre Pereira, da Secretaria de Turismo. Adoramos conhecer os atrativos da estância”, afirmou Godinho. O diretor ainda destacou que os idosos visitaram o Spa Thermal, tomaram banho; e andaram de trenzinho. “O grupo amou o entrar no Bosque Municipal, e ainda acharam divertido conhecer o coco gigante; ver as árvores e flores”. Além de visitar os pontos turísticos, os turistas também tiveram tempo livre para passear pelo comércio local.

Melhor Viagem – O Programa Melhor Viagem – Excursão tem como objetivo viabilizar a grupos de terceira idade (acima de 60 anos) a realização de uma viagem para destinos turísticos do Estado. Essa iniciativa faz parte do Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso, instituído pelo Decreto nº 58.047, de 15 de maio de 2012, que dispõe da necessidade de implantação de projetos e ações pelos órgãos da Administração Direta ou Indireta, em benefício desse público, que representa 11% da população paulista.

No formato atual do programa consiste na realização de roteiros de um dia percorrendo atrativos turísticos de cidades do estado. As solicitações são feitas diretamente pelas prefeituras municipais.

Roda SP – Criado em 2011, o programa Roda SP oferece um confortável passeio de ônibus a atrativos turísticos do Estado de São Paulo. É uma ação itinerante que percorre diversas regiões, acompanhando fluxo de pessoas em festas e períodos de férias. Conta com roteiros organizados e atrações pré-definidas, tendo acompanhamento do guia de turismo durante todo o percurso e na visitação das atrações.