Professores e gestores da Educação participam do Congresso Bett Educar

Evento internacional acontece em São Paulo trazendo palestras de diversos profissionais e pesquisadores da área

Dezoito professores e educadores da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura participaram nesta semana (de 08 a 11 de maio) do 25º Congresso Bett Educar. Realizado em São Paulo, o evento internacional contou com feira e palestras de profissionais reconhecidos, como psicoterapeuta Leo Fraiman, o psiquiatra Augusto Cury, o historiador Leandro Karnal, e a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido.

Visando o aprimoramento e qualificação de seus profissionais, a Semec custeou aos seus servidores o transporte e a inscrição nas palestras. “Oferecemos a todos os professores interessados a possibilidade de participar das atividades do Congresso Bett Educar. O evento é um dos maiores do país e conta com pensadores atuais, que estão desenvolvendo e pesquisas e projetos na área da educação”, afirmou o secretário da pasta, João Paulo Pontes Ferreira.

A Bett Educar buscou para 2018 desenvolver uma programação com conteúdo inovador. O tema principal foi a implementação de duas importantes políticas educacionais: a Base Nacional Curricular Comum e a Reforma do Ensino. Ao todo, foram realizadas 120 atividades realizadas em 6 auditórios. Elas foram divididas nos eixos: aprendizagem; práticas de sala de aula; formação de professores; e gestão. Além disso, o evento buscou apresentar novidades para o setor educacional brasileiro, desde conteúdo pedagógico, experiências tecnológicas, até macrotendências para a educação de hoje e do futuro.

Entre as palestras que os educadores participaram estão: Educação Moderna – O Papel da Escola num Mundo em Constante Movimento; de Leandro Karnal; e a Projetos de Vida, Projetos com vida, Projetos para a Vida – Dicas Práticas para Motivar Alunos e Famílias a uma Educação Transformadora, do psicoterapeuta, escritor e palestrante Leo Fraiman – autor da Metodologia OPEE, adotada atualmente por mais de 150 escolas em todo o Brasil, e também do livro Como Ensinar Bem, pela Editora OPEE, além de outros títulos publicados nas áreas de Orientação Profissional.

Na opinião do professor história, Mateus de Camargo Ribeiro, a palestra de Fraiman abriu portas para se pensar a construção do futuro dos jovens. “Ela foi focada em orientar sobre o tema Projeto de Vida, para que possamos ser os guias no processo de construção do projeto de vida do estudante, e em conjunto motivarmos também, nos alunos e nas famílias, uma educação realmente transformadora de vidas”. Já sobre o congresso e a feira, o educador ressaltou o caráter atual do conteúdo. “Essa é a maior feira de educação da América Latina, estamos entrando em contato com palestrantes que estão na vanguarda da educação mundial, nos atualizando com o que há de mais inovador no mundo. Com isso estaremos trazendo para a educação de Águas de São Pedro o que há de mais atual e inovador, para cada dia mais trilhar esse caminho de sucesso que a educação da cidade já trilha há alguns anos, pois a educação inovadora não pode estacionar nunca”.

A professora de Geografia, Tatiana Heidorn, também ressaltou a importância da atualização profissional. “A participação no Congresso Bett Educar é uma grande oportunidade do professor se capacitar e se manter informado a respeito de tudo o que tange o sistema educacional. As palestras têm sido focadas principalmente sobre as mudanças BNCC Base Nacional Comum Curricular”. A educadora relatou que o conteúdo é abrangente, englobando diferentes visões sobre o que é educar. “É importante focar não tão somente na parte cognitiva, mas no aspecto afetivo de cada aluno. Precisamos formar cidadãos preparados para o mundo, para exercer diferentes funções de acordo com suas competências e habilidades, que tenham condições de seguir seus sonhos trabalhando com o que gostam e fazendo a diferença na sociedade”.

Tatiana comentou ainda sobre a participação do público no Bett Educar. “Eu e Mateus percebemos que muitos educadores que estão participando do congresso são de escolas particulares. Então, Águas de São Pedro se destaca, porque é uma das poucas escolas municipais que estão representando neste evento o ensino público em nosso país”.

Créditos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura