Guarda Civil Municipal faz treinamento sobre Técnicas Operacionais

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Águas de São Pedro participou ao longo dessa semana do projeto Técnicas Operacionais – Curso Básico, promovido pela empresa paulistana Coopbaval. Foram 36 horas de atividades teóricas e práticas, ministradas pelo coordenador José Valter dos Santos, e o professor Ricardo Neves da Silva. A proposta contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Segurança.

Para o prefeito Paulo Barboza, toda proposta de qualificação dos servidores municipais é muito bem-vinda. “Ficamos muito satisfeitos em receber este projeto da empresa, além de não oferecer custo aos cofres públicos, esta iniciativa veio contribuir com o aperfeiçoamento dos nossos guardas civis. Não podemos esquecer que o conhecimento básico nos fornece bases e estrutura para um bom trabalho, por isso é importante reforça-lo sempre que possível. Agradecemos muito a Coopbaval por incluir Águas de São Pedro na sua rota de cursos”. Em Minas Gerais, as aulas foram oferecidas em 32 cidades, já no estado de São Paulo, o projeto está alcançando 30 municípios.

Conforme explicou o coordenador do projeto Técnicas Operacionais – Curso Básico, as aulas são divididas entre legislação e treinamento técnico. “Abordamos teoricamente o código e o processo penal, a Lei 13.022/2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais, bem como discutirmos sobre ética, moral, direitos humanos e cidadania, e mostramos como deve ser feita a abordagem. O objetivo foi prepará-los com conhecimento, e depois partir para a prática”, disse.

De acordo com Santos, as técnicas reforçam a disciplina e dão suporte sobre como proceder em deslocamentos táticos, embarques e desembarques das viaturas, saque de armas, abordagem, entre outros. “Uma das nossas propostas é incentivar os servidores no exercício de suas funções e também dar um retorno ao secretário de segurança, Jairo Campos, e ao comandante da GCM, Evandro Lopes, sobre como foi nosso trabalho na cidade. O que podemos destacar é que tivemos uma boa experiência com a Guarda de Águas de São Pedro, todos comprometidos e dedicados”.

Fotos

Legenda: (posada – quatro pessoas) Coordenador da Coopbaval, José Valter dos Santos; secretário de Meio Ambiente e Segurança, Jairo Campos; prefeito Paulo Barboza; e professor da Coopbaval, Ricardo Neves da Silva.

Créditos: Divulgação