Alunos do Fundamental 2 elegem Grêmio Estudantil

Processo contou com o incentivo dos professores e Secretaria de Educação de Cultura

Os alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, da Escola Maria Luisa Fornasier Franzin realizaram na última sexta-feira (4/maio) a eleição do Grêmio Estudantil. Com três chapas disputando a representatividade dos discentes, foi eleita a Four Element com 58% dos votos. O presidente é o aluno Victor Hugo de Moraes, do 8°Ano A. O processo teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da unidade escolar por meio do acompanhamento dos professores Eliana Buchee e Mateus de Camargo Ribeiro.

Segundo Mateus, que é professor de História e também ministra aulas de Empreendedorismo Social e Protagonismo e Vida, a eleição foi organizada em conjunto com os estudantes. “Cada passo de todo o processo ocorreu em um dia separado. Primeiro, nos reunimos com os alunos representantes de sala e discutimos com eles as regras do processo de eleição do grêmio. Também redesenhamos o formato do mesmo, colocando cargos novos como Diretor de Formação Cidadã e Diretor de Tecnologias da Educação”.

Apenas um aluno e uma aluna de cada sala poderiam integrar as chapas. “Assim, todos serão igualmente representados no grêmio, além de promovermos a paridade na participação de alunos e alunas”. Todas as regras foram conversadas e aprovadas pelos estudantes do Conselho de Representantes de Sala. “Propomos que esse grupo fosse os difusores das informações e do processo de eleição. Depois disso, divulgamos as regras e passamos, eu e a professora Eliana Buchee, em cada sala colhendo aqueles que tivessem vontade em montar as chapas”. Aqueles que manifestaram interesse, participaram de uma reunião com os docentes e foram orientados sobre como seria a eleição.

Os alunos montaram mesas de inscrição para que os interessados em disputar o grêmio se apresentassem. “Ao final, foram inscritas três chapas, que reuniram-se, cada uma em um local, para montar suas propostas, lema e nome”.

A eleição aconteceu no auditório da escola. Dois representantes de cada chapa participaram do processo como fiscais. “Montamos um sistema de votação digital no Google Forms e disponibilizamos oito tablets para que os alunos votassem. Deu tudo certo, foi tranquilo e rápido. Os estudantes acabaram de votar e o sistema já deu o resultado”. A chapa Four Element conseguiu 108 votos de 201 no total, tendo como lema: Compromisso, Dedicação, Educação e Organização.

Mateus ainda destacou a adesão dos discentes durante a eleição. “Os alunos tiveram uma empolgação muito grande e foram muito participativos em todo o processo. Também adoraram o sistema digital”.

Créditos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura