Águas terá vacinação contra a gripe e também febre amarela

Campanha da Influenza e Campanha de Intensificação Contra a Febre Amarela serão feitas neste sábado, das 8h às 16h, na UBS

Seguindo o calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), neste sábado (12/maio), Águas de São Pedro contará com o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A dose é destinada a grupos considerados prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde também promoverá a Campanha de Intensificação Contra a Febre Amarela. As doses serão aplicadas na UBS (Unidade Básica de Saúde), das 8h às 16h.

Para receber a imunização é necessário apresentar Carteira do SUS e a Carteira de Vacinação.

A vacina contra a gripe é destinada aos chamados grupos prioritários, formado por pessoas que tem contato com o público mais vulnerável, bem como aqueles que mais sofrem com os efeitos da doença, seus sintomas e desdobramentos: profissionais da saúde; pessoas com 60 anos ou mais; indígenas; crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; gestantes e puérperas; pacientes com comorbidades (doenças crônicas); professores da rede pública e particular. A Secretaria de Saúde alerta que os doentes crônicos devem apresentar recomendação médica para receber a dose de vacina, que é trivalente – contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B.

Tomar a vacina é o método mais eficaz de evitar a gripe. Também é recomendado lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool; cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

Crédito: Ministério da Saúde