Águas participa do Festival Gastronômico – Edição Torrinha

Evento da Serra do Itaqueri acontece no dia 06 de maio com participação do Restaurante Tenzushi e Adega Ambrozio´s

Águas de São Pedro será uma das cidades da região que participará do Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri – Edição Torrinha com alimentação, artesanato, arte visual e receptivo turístico. O evento, que será realizado nesse domingo (06/maio), das 11h às 15h, no Recanto do Galo, é uma realização da governança da Serra do Itaqueri – formada por 13 cidades – juntamente com Centro Universitário Senac Águas de São Pedro. A Prefeitura de Águas de São Pedro, por meio da Setur (Secretaria de Turismo), faz parte da organização.

Nesta edição, participam o Restaurante Tenzushi, a Adega Ambrozio’s, o Ateliê Uirapuru, da artesã Alice Quadrado, o artista plástico, Sérgio Esteves; e o Receptivo Águas Tour.

Para a secretária da Setur, Rose Massarutto, o fortalecimento da Serra do Itaqueri traz benefícios para todas as cidades. “Fortalecer a localidade é oferecer mais atrativos para os turistas, que poderão ficar mais tempo passeando e consumindo na região. Uma programação como o Festival da Serra do Itaqueri contribui muito para isso, pois é uma oportunidade de divulgarmos e ampliarmos as possibilidades de turismo para quem está visitando o evento”. A gestora também comentou sobre a adesão de empresas e artistas locais.  “Tenho certeza que a Tenzushi e a Adega Ambrozio’s, bem como todos os outros representantes de nossa estância, apresentarão um belíssimo trabalho”.

O Restaurante Tenzushi e a Adega Ambrozio’s foram selecionados por terem participado (e se inscrito, respectivamente) em 2017 no primeiro evento gastronômico da Serra do Itaqueri – que aconteceu no Centro Universitário Senac Águas de São Pedro para público fechado. Enquanto um dos restaurantes tem a tradição japonesa como base de seu trabalho; o outro investe na culinária moderna. Em comum, ambos apresentam toques de contemporaneidade nos seus pratos, inovando sempre o cardápio e levando elementos regionais à mesa.

Outro detalhe que os estabelecimentos compartilham está nas opções vegetarianas, que estarão presentes no festival em Torrinha.

Hamburguer de feijão fradinho

Hamburguer de costelinha de porco

A Ambrózio’s apresentará dois lanches: hambúrguer de costelinha de porco desfiada, com chutney de jaracatiá, queijo coalho e rúcula; e hambúrguer de feijão fradinho, com geleia de pimenta, provolone e rúcula. “Na primeira opção, fizemos a escolha com o propósito de usar uma fruta da nossa região, o jaracatiá. Já a geleia de pimenta é um ingrediente que usamos nos nossos pratos. Optamos por entrar com a opção vegetariana, pois no último festival que participamos, também promovido pelo Senac, esse foi um pedido muito requisitado entre os clientes”, relatou a proprietária, Débora Ambrózio.

Robata de Frango

Robata de Shitake

Um dos pratos do Tenzushi também terá como protagonista um ingrediente regional: a Robata de Shitake. O espetinho japonês é a opção vegetariana que o restaurante irá oferecer no Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri – Edição Torrinha. A outra opção é baseada na tradição, a Robata de Frango com Molho Oriental. “Como já temos um pouco de experiência em eventos de feira, optamos por um prato prático, com facilidades para comer e que oferece ao público a oportunidade de degustar um pouco de cada barraca! E como afinal, a ideia é levar algo da região, escolhemos apresentar uma robata feita com o shitake que é produzido na serra”, relatou a proprietária do estabelecimento, Carina Nagura.

Todos os pratos oferecidos no evento terão valor máximo de R$ 20.

Receptivo – A empresa Receptivo Águas Tour também estará representando a estância no Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri, revelando as riquezas e possibilidades de passeio da região .

Arte e Artesanato – Arte e artesanato estarão presentes no Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri – Edição Torrinha com os trabalhos e a presença da artesã Alice Quadrado, do Ateliê Uirapuru; e o artista plástico, Sérgio Esteves.

A diversidade técnica de Alice estará representada nos trabalhos que ela levará ao festival. “Vou apresentar quadros de arte francesa, uma técnica 3D feita com papel recortado à mão, além de artesanato esotérico e quadros feitos com pirógrafo e lápis de cor”, relatou. Alice é formada em artes visuais (bacharelado), na Belas Artes; e artes plásticas (licenciatura), na Faculdade Paulista de Artes. Mesmo antes da graduação ela começou a trabalhar com artesanato – aos 12 anos (1998) começou a vender suas produções, muito incentivada pelos familiares. O artesanato esotérico começou a fazer parte do seu repertório em 2006.

Sérgio Esteves é artista plástico, criador e animador do programa Papel das Histórias (TV Rá Tim Bum), responsável pelo videografismo do programa Vila Sésamo (TV Cultura – 2007). Ele é formado em educação artística – habilitação em artes cênicas e especializado em artes plásticas. Foi também professor de design na Belas Artes (São Paulo), Unifran (Franca) e Senac Piracicaba. Ele é ainda autor e ilustrador do livro infantil Viagem Ecológica (Ed. Rideel – 1998). Sobre os trabalhos que estarão no Festival Gastronômico em Torrinha, arte, religião, são alguns dos temas. “São obras realizadas com corte e colagem de papeis cartonados diversos, além de uma estatueta em MDF envernizado”, relatou.

Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri – Edição Torrinha

Quando: 6 de maio (domingo)

Local: Recanto do Galo

Endereço: rua Sete de Abril, 451 – Centro