Conselho de Turismo dá início a revisão do plano diretor da área

Na última reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), realizada na segunda-feira (23/abril), a administração municipal levou como pauta aos conselheiros a realização do trabalho de revisão do Plano Municipal de Turismo de Águas de São Pedro. Aprovado pela Lei 1745/2014, o documento estabelece diretrizes para o desenvolvimento do setor. Durante o encontro, foram definidos os grupos e as áreas que serão primeiramente revistas: Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana e Eventos.

A revisão é uma determinação o do Ministério do Turismo. O objetivo é verificar o que já foi desenvolvido, o que ainda deve e pode ser feito, além de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. De acordo com a secretária da Setur (Secretaria de Turismo), Rose Massarutto, que é integrante do Comtur, as comissões são abertas a participação do público. “Acreditamos que o Conselho Municipal de Turismo é o espaço ideal para a revisão desse plano diretor, e que essa iniciativa precisa da participação popular e de pessoas especializadas. Portanto, convidamos todos que tiverem interesse a se juntar às comissões, que definirão um cronograma de trabalho na próxima reunião do Comtur (dia 28 de maio, às 18h, no Spa Thermal)”.

Meio Ambiente, Infraestrutura e Eventos são algumas das áreas ligadas ao turismo que estão presentes no Plano Diretor em Propostas de Diretrizes – como eixos temáticos para o desenvolvimento do turismo. Também estão presentes no documento as áreas de educação, saúde, cultura, comércio e serviços, segurança público, esporte e lazer, e desenvolvimento social. “Após a revisão dessas primeiras comissões, daremos prosseguimento as outras áreas específicas”, relatou a secretária.