adsp_brasao
Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro
Contato: (19) 3482-7100

Fundamental recebe visita do cacique xavante Jurandir Siridiwe

Atividade em prol da valorização das raízes brasileiras também contou com a participação da advogada Fernanda Viegas Reichdt

 

O Dia do Índio na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Luiza Fornasier Franzin foi muito especial. Visando priorizar a educação, bem como uma nova consciência das crianças e jovens sobre o povo brasileiro e as etnias que formam a nação brasileira, em especial a indígena, os alunos do 6º ao 9º ano tiveram uma manhã de palestras. Conversaram com os estudantes o Cacique Xavante Jurandir Siridiwe, que veio especialmente do Mato Grosso para visitar a escola, e a advogada Fernanda Viegas Reichdt, que trabalha há alguns anos pela causa indígena.

Atendendo um convite da gestão escolar e da professora mestra Tatiana Heidorn, os palestrantes aceitaram prontamente a proposta de falarem com os estudantes de Águas de São Pedro no Dia do Índio (19/abril). As palestras foram de caráter pedagógico abordando temáticas de Geografia, História, Meio Ambiente, Relações Étnico Culturais e uma série de outros assuntos. A fala de Jurandir buscou quebrar a visão extremamente estereotipada que as pessoas têm dos indígenas, fazendo sérias críticas à maneira como o material didático fornecido aos educandos aborda o tema “índios” nos livros, como se o indígena não fosse contemporâneo, e estivesse em algum lugar remoto do passado da nossa história.

Jurandir e Fernanda, explicaram aos alunos que atualmente no Brasil há 305 etnias indígenas, que falam 274 línguas diferentes; comentaram sobre a “invisibilidade” do índio na sociedade brasileira; alertaram sobre desmatamento do Cerrado, bioma, onde mora Jurandir; e a consequência dessa ação que vem interferindo nas nascentes da bacia do Tocantins-Araguaia – responsável por alimentar a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica.

“Com uma proposta bem didática estas palestras serviram para nos mostrar como sabemos muito pouco sobre aqueles que estavam aqui há muitos e muitos anos antes de nós, e a quem devemos tanto. Foi interessante ver como alunos ficaram de olhos atentos à cada explicação de Jurandir”, comentou a professora Tatiana. A vinda de Fernanda e Jurandir promete uma bela parceria entre a escola municipal e aldeia indígena de Jurandir.

Para a educara, por meio de ações inovadoras e de um olhar diferenciado sobre a Educação, o Ensino Fundamental de Águas de São Pedro está conseguindo fazer a diferença na vida de muitos educandos.

 

Palestrantes

Jurandir é cacique da Aldeia Etenhiritipá, presidente da Associação Xavante de Etenhiritipá, representante dos Xavante na Federação dos Povos e Organizações Indígena de Mato Grosso e liderança reconhecida no Movimento Indígena Brasileiro. Morou em Ribeirão Preto e adquiriu conhecimento da língua portuguesa e da cultura não indígena. Atualmente é interlocutor do seu povo. Tem duas graduações, uma em Geologia e outra em Relações Internacionais, também é especialista em cultura.

Nos últimos anos Jurandir tem trabalhado com Fernanda, que é graduada em Direito pela Mackenzie e Doutora em Ciências pela Esalq/Usp. Atualmente atua como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Seu trabalho de pesquisa aborda violações de direitos humanos e ambientais na Amazônia Legal, com ênfase aos povos tradicionais do Cerrado, dentre os quais se destacam os povos Xavante.

A partir dessa parceria, os espaços de incidência, participação e mobilização têm se estendido para além do movimento indígena envolvendo universidades, organizações governamentais, não governamentais e até agências supranacionais. Ambos acabaram de participar do 8º. Fórum Mundial da Água a convite da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Ministério Público Federal.

 

Fotos

Créditos: Secretaria Municipal de Educação de Águas de São Pedro

© 2015 Prefeitura de Águas de São Pedro. Todos os direitos reservados.
Made with by Ypsilon2