Alunos do Fundamental fazem trabalho sobre o papel da mulher

Escola Municipal de Águas de São Pedro realizou projeto interdisciplinar em prol da valorização do papel da mulher na sociedade

O mês de março, conhecido como Mês Internacional da Mulher, não passou despercebido na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Luiza Fornasier Franzin. Um projeto multi e interdisciplinar inédito foi realizado com alunos dos 8º e 9º anos, intitulado Mulheres que Fizeram a Diferença. A iniciativa envolveu as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.

Foi proposto aos alunos que escolhessem uma personalidade feminina que fez a diferença ao longo do curso da história. O trabalho, proposto pela professora de Geografia, Tatiana Heidorn, foi totalmente abraçado pelos discentes Talita Oliveira, de Língua Portuguesa, Mateus de Camargo Ribeiro e Thais de Santis, ambos de História.

O trabalho tinha como objetivo três etapas principais: biografia; estudo da geografia do país onde a pessoa nasceu; e uma redação explicando os motivos que levaram os alunos à escolherem a personalidade dentre tantas mulheres.

A professora Talita orientou os educandos sobre como realizar uma biografia e uma redação discursiva opinativa, enquanto o Mateus e a Thais explicaram a importância dos dados históricos e cronológicos, já Tatiana ensinou sobre como encontrar dados de localização, vegetação, clima, relevo e hidrografia de cada lugar.

O projeto foi desenvolvido no mês de março e as apresentações ocorreram no mês de abril no auditório da Emef Maria Luiza Fornasier Franzin – Unidade 2, com direito a banca avaliatória realizada por todos os professores envolvidos. “Os alunos realmente surpreenderam, foram muitas apresentações incríveis e emocionantes. Infelizmente há muito em que devemos trabalhar para um mundo mais justo entre homens e mulheres. A realização de um trabalho como este é capaz plantar a semente da igualdade, e enaltece o valor feminino na sociedade”, afirmou a professora Tatiana, idealizadora do projeto.

Para o secretário de Educação e Cultura, João Paulo Pontes Ferreira, “o trabalho interdisciplinar é capaz de promover uma visão mais ampla dos conteúdos curriculares”.

Fotos

Legenda: (professores na mesa) Banca de avaliação dos trabalhos formada pelos professores Mateus de Camargo Ribeiro (História), Tatiana Heidorn (Geografia) e Talita Oliveira (Língua Portuguesa).

Créditos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura