Writemypapers company

Águas participa de lançamento nacional do Internet para Todos

Prefeito Paulo Barboza assina termo de adesão junto com 2.260 cidades

O programa federal Internet Para Todos foi lançado nesta segunda-feira (12/março) no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, com a presença do presidente Michel Temer, o ministro da MCtic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Gilberto Kassab, e governadores, entre eles o de São Paulo, Geraldo Alkmin. O prefeito Paulo Barboza participou do evento e assinou o convênio que inclui Águas de São Pedro entre as 2.260 cidades integrantes da iniciativa.

A proposta do projeto é garantir a banda larga de alta velocidade a preço reduzido a todos os municípios e regiões que têm dificuldade em conexão. Segundo Paulo Barboza, essa é mais uma ação para melhorar a qualidade de vida e comunicação em Águas de São Pedro. “Será uma alternativa para quem deseja usar a internet na nossa estância, sejam moradores ou turistas. Além disso, irá beneficiar nossas escolas e unidades de saúde”. De acordo com o prefeito, na atualidade, o mundo virtual significa acesso ao conhecimento e interação social. “Não poderíamos ficar de fora dessa proposta que, com certeza, é um marco tecnológico para o nosso país”, disse.

O SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) recebeu R$ 3 bilhões de investimentos e está em órbita desde maior de 2017. O ministro Gilberto Kassab explicou o funcionamento do equipamento durante a programação do evento de lançamento do programa. “Esse satélite tem duas características principais, uma é a sua vida de 18 anos (tempo de combustível) e a outra é a sua capacidade, que ultrapassa todos os satélites privados em operação hoje”. O ministro ressaltou que, por meio de diferentes convênios, o equipamento espacial contribuirá também com a fiscalização das fronteiras do Brasil e promoverá a banda larga em todas as escolas públicas brasileiras e unidades de saúde públicas.

O custo das prefeituras na adesão ao Internet para Todos é zero – o investimento será do Governo Federal. Em maio começam a ser instaladas as antenas nas regiões que atenderão os mais de 2.000 municípios dessa primeira fase do programa – serão cerca de 200 antenas de conexão banda larga por dia. A prioridade serão as cidades e as regiões mais remotas e de difícil acesso.

Viagem – Acompanhou o prefeito na viagem à Brasília, o secretário municipal de Saúde, João Victor Barboza. Além de participarem do lançamento do Internet Para Todos, os gestores aproveitam o momento na capital federal para conversar com deputados sobre emendas para Águas de São Pedro.

Créditos: Divulgação