Cata-cacareco recolhe dois caminhões e Mutirão da Saúde inicia neste sábado

A Operação Cata-cacareco realizada no último sábado (3/março) recolheu dois caminhões de materiais inservíveis de Águas de São Pedro. Promovida pela Secretaria de Serviços Urbanos e Transporte, a iniciativa faz parte da proposta da administração municipal em prol da prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti e a proliferação de escorpiões. A Secretaria de Saúde agora iniciará o trabalho de orientação dos moradores e veranistas da cidade por meio de um Mutirão que acontecerá nos próximos sábados de março (dias 10, 17, 24 e 31).

Para o secretário de Serviços Urbanos e Transporte, Alex Sandro Leme, o saldo da Operação Cata-cacareco foi positivo. “Tivemos uma boa adesão da população e conseguimos tirar dois caminhões grandes, cerca de duas toneladas, de materiais que eram potenciais abrigos e criadouros de insetos e de outros animais. Além de promovermos a limpeza da cidade, essa iniciativa visa contribuir com o trabalho da Saúde, que depende de um esforço de todos para ser bem desenvolvido”, afirmou. Ele ainda orientou os moradores que não conseguiram se organizar para essa programação para que procure o Ecoponto (rua Dos Curiós, nº 90).

A partir dessa semana, após nebulização e recolhimento de materiais inservíveis, a Secretaria de Saúde inicia o Mutirão contra o Aedes Aegypti e os escorpiões. Segundo o secretário de Saúde, João Victor Barboza, essa é uma ótima época para a realização desta ação, visto que março é considerado um mês com muitas chuvas – clima ideal para a proliferação de mosquitos. “Apesar de não termos casos de dengue, chikungunya, zica e febre amarela no município, é importante trabalharmos a prevenção. Escolhemos os sábados pois são dias em que temos a maior quantidade de moradores e veranistas em casa”.

Durante o mutirão, os funcionários da Saúde entregarão panfletos informativos e entrarão nas casas, acompanhados dos moradores, para verificar e orientar os residentes sobre focos de mosquitos e como deve ser feita a prevenção. A Secretaria de Saúde orienta para que a população fique atenta a identificação dos servidores.