adsp_brasao
Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Águas de São Pedro
Contato: (19) 3482-7100

Setur propõe revisão de Plano Diretor ao Conselho de Turismo

Na primeira reunião da nova gestão do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), realizada nessa segunda-feira (26/fevereiro), a secretária de Turismo de Águas de São Pedro, Rose Massarutto, fez a apresentação da proposta de revisão do Plano Diretor da área. “Essa foi uma sugestão da Comissão de Revisão, que poderá continuar realizando este trabalho junto ao Conselho, assim como qualquer cidadão interessado”, afirmou a representante da pasta.

Os conselheiros acataram a tarefa, uma vez que compete a eles colaborar com a Prefeitura e suas Secretarias nos assuntos pertinentes sempre que solicitados, constituir grupos de trabalho para tarefas específicas, podendo contar com assessoramento técnico especializado e, também no desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo, entre outros. Os trabalhos serão iniciados na próxima reunião ordinária do Comtur – 26 de março, às 18h, no Spa Thermal.

“Gostaríamos que ao longo de 2018 houvesse um empenho do Comtur e de toda a sociedade na revisão do Plano Diretor do Turismo. Queremos torná-lo tecnicamente viável, ou seja, começar a estabelecer prazos, metas e maneiras de realização que deverão ser incluídos no próprio documento, para que ao longo dos anos os gestores públicos tenham maior embasamento para o desenvolvimento de suas ações”. A secretária da Setur (Secretaria de Turismo) destacou também que todos os especialistas em diferentes áreas serão convidados a contribuírem com o processo. “Essa é uma iniciativa que gostaríamos muito de ter como parceiros, profissionais das áreas de meio ambiente, infraestrutura, saúde, segurança, turismo, desenvolvimento social, esportes, cultura, educação e qualificação profissional”, pontuou Rose.

Para o presidente Carlos Simões, o trabalho em conjunto é fundamental para a cidade. “Ficamos muito satisfeitos em ter a Setur como parceira. Quando for necessário não iremos nos isentar de cobrar a Secretaria, mas também nos colocamos à disposição para tornar Águas de São Pedro cada dia melhor”.

 

Nova gestão – Carlos assumiu a gestão do Conselho tendo na mesa diretora os secretários Lucila Jacob (executiva) e Igor Pereira Rodrigues (adjunto) e, coesos desenvolverão uma gestão isenta de interesses particulares, sejam de pessoas ou entidades. “Não iremos discutir questões pessoais, nosso trabalho é apolítico e apartidário em benefício do turismo da nossa Estância”, pontuou. O presidente do Comtur ressaltou que o turismo é o setor que move Águas de São Pedro, por isso deve receber um olhar especial. Para exemplificar como deve ser o trabalho do colegiado, ele fez uma analogia com o mundo das artes. “O Município é o ator principal, o Comtur o ator coadjuvante e os Conselheiros o elenco de elite, cuja missão é colocar Águas de São Pedro como destaque no ranking das estâncias turísticas do Estado de São Paulo”.

 

Retomada garante continuidade do trabalho

Em seu discurso de despedida, a ex-presidente do Comtur, Cidinha Cintra, destacou alguns aspectos da história do Conselho. “Foi uma longa, desafiadora e proveitosa jornada”. Ela relatou que no final de 2016, os membros do Comtur retomaram para si a efetiva tarefa de restabelecer o Conselho, garantindo assim que o município continuasse a receber os recursos que o Estado de São Paulo dispõe às estâncias. “No ano seguinte estabeleceu-se a parceria com a Setur, que reconheceu o Comtur como principal parceiro no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao turismo. E assim, cada vez mais comprometidos com o trabalho, elaboramos e aprovamos o Regimento Interno e recebemos da Câmara dos Vereadores de Águas de São Pedro a aprovação, e posterior promulgação, da Lei Municipal que estabelece o Comtur como órgão local na conjugação de esforços entre o poder público e a sociedade civil, de caráter normativo, deliberativo e consultivo, ficando embasado em princípios democráticos.”

A retomada do Comtur garante a participação democrática de toda sociedade na discussão e propostas para o crescimento do setor. “O alicerce está pronto para, juntos construirmos o desenvolvimento turístico que Águas de São Pedro e seus cidadãos tanto merecem”, finalizou a ex-presidente.

 

Foto

Crédito: Divulgação

© 2015 Prefeitura de Águas de São Pedro. Todos os direitos reservados.
Made with by Ypsilon2