Saúde inicia combate à dengue em fevereiro e mutirões em março

Março será o mês de combate ao escorpião e ao Aedes aegypti em Águas de São Pedro. O mutirão começa com a Operação Cata-cacareco no dia 03; e nos sábados seguintes (10, 17, 24 e 31/março) será feita a orientação por meio de visita domiciliar dos funcionários da Saúde. Antes disso, já em fevereiro (primeira quinzena), a cidade contará com o serviço de nebulização contra o mosquito da dengue.

A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos para a realização do Cata-cacareco, bem como o Grupo de Escoteiros Japopici. Durante a operação, serão recolhidos materiais inservíveis, móveis e eletrodomésticos sem utilidade, entre outros. “Gostaríamos de contar com a colaboração de todos os moradores de Águas de São Pedro para esse chamado. Pedimos que se preparem para o primeiro sábado de março, separando os materiais que desejam descartar. Muitos deles podem virar abrigo de insetos e animais transmissores de doenças ou perigosos”, afirmou o secretário de Saúde, João Victor Barboza.

Em 2017, a estância não registrou nenhum caso de dengue, chikungunya e zica de Águas de São Pedro. “Esperamos contar com a colaboração de todos para mantermos nossa cidade livre dessas doenças, além de reduzirmos cada vez mais o número de casos de picadas de escorpião”. As principais medidas de prevenção, de acordo com João Victor, estão ligadas ao cuidado com a limpeza de áreas externas e o não acúmulo de água parada.

Contra o escorpião é aconselhável fechar bem o lixo em sacos plásticos; verificar toalhas, roupas (incluindo de cama) e calçados antes usar; conservar camas e berços afastados das paredes (10cm); manter limpos de folhas e entulhos os quintais e jardins; usar telas nas aberturas de ralos, pias e tanques; e preservar os predadores do escorpião: calangos, lagartixas, quatis, corujas, sapos, macacos e gansos. Em relação ao mosquito transmissor da dengue, é importante não deixar água parada. As dicas são: colocar areia fina no prato das plantas; tampar muito bem caixas d’água, tambores e poços, e limpa-los regularmente com bucha e sabão; deixar as tampas de vasos sanitários pouco usados fechadas (puxando a descarga pelo menos uma vez a cada sete dias); lavar e trocar a água de animais no mínimo uma vez por semana; manter a água da piscina tratada com cloro e limpa-la também uma vez por semana.