GCM faz treinamento com Bombeiros e conquista passe livre da Artesp

Corporação também encaminhará pedidos de armas e viaturas para o convênio estadual e começará a fornecer dados estatísticos

A Guarda Civil Municipal de Águas de São Pedro está passando por treinamento na área de primeiros socorros e extintores com o Corpo de Bombeiros de Piracicaba. A primeira fase do curso aconteceu nessa quinta-feira (30/dezembro) no Spa Thermal. O segundo encontro acontece em janeiro. A corporação também conquistou junto a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado) passe livre em pedágios. Além disso, nesta sexta-feira (8/dezembro) será protocolado o pedido de convênio com a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.

Comandou o curso de Primeiros Socorros o cabo do Corpo de Bombeiros, Guaraci. Conforme ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Segurança Pública, Valdir Gibim, o objetivo da administração é garantir a qualidade do trabalho prestado à população. “É muito importante investir na qualificação da nossa GCM. A eles confiamos a segurança do nosso município, portanto são profissionais indispensáveis, que devemos poder contar. Esses cursos nos garantem que estamos no caminho certo”.

O comandante da GCM, Evandro Lopes, afirmou que as capacitações são fundamentais para que os profissionais da segurança estejam preparados para enfrentar qualquer situação. “Todos os anos procuramos realizar cursos que contribuam com o desenvolvimento do nosso trabalho. Neste caso, fomos orientados sobre como atuar em diferentes tipos de primeiros socorros, de acidentes até uma obstrução aérea. No próximo encontro, o tema será extintores”, relatou. De acordo com o comandante da GCM, ressalta que nosso maior patrimônio “é o cidadão de bem”.

Conquistas –  O comandante da GCM, Evandro Lopes, fez o pedido à Artesp para a isenção dos pedágios às viaturas da Guarda Civil de Águas de São Pedro. A solicitação obteve um retorno positivo da agência reguladora na semana passada. “Sempre fazemos viagens para participar de cursos e congressos que possamos discutir a evolução das Guardas Civis, além de buscar equipamentos e representar nosso município em eventos do legislativo e do executivo estadual. Deste modo, era importante conquistar a isenção deste imposto, contribuindo para não gerar ônus a Prefeitura Municipal”.

Comandante da GCM, Evandro Lopes, com resposta positiva da Artesp

Este ano, a GCM também conseguiu aprovar seu estatuto. O documento tem como objetivo organizar a área interna da corporação. Outra vitória, essa de todas as Guardas Civis do estado, foi a regulamentação do decreto 62.960, que institui a Lei 16.111/2016 – projeto do deputado Chico Sardelli. A legislação autoriza o poder executivo estadual a liberar recursos para os municípios investirem em segurança, exclusivamente para as GCMs. Os pedidos para novas viaturas, coletes balísticos, armas de fogo e treinamento serão encaminhados pela Prefeitura Municipal ainda nesta semana.

De acordo com o secretário, ainda haverá um processo para a compra de armas no início de 2018. “Definimos que em janeiro será aberto um pregão para a aquisição de seis armas (pistolas calibre ACP 380)”, afirmou Gibim.

Estatísticas – A Guarda Civil passará a formalizar suas estatísticas de ocorrências de pequeno, médio e grande porte. O comando da GCM reunirá mensalmente as informações, que serão protocoladas junto ao Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e Câmara de Vereadores todos os meses. A proposta é compartilhar os dados referente a segurança do município.

Fotos

Legendas: (três pessoas) Comandante da GCM, Evandro Lopes; secretário Valdir Gibim; cabo do Corpo de Bombeiros, Guaraci/ (uma pessoa) Comandante da GCM, Evandro Lopes, com resposta positiva da Artesp/ (Várias pessoas) GCMs fazem curso com Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

Créditos: Divulgação