Festival Sabores de Águas será nos dias 18 e 19

Alunos do Centro Universitário Senac preparam cardápio para todos os gostos, incluindo opções vegetarianas; pratos vão custar a partir de R$ 8

A cidade de Águas de São Pedro sedia neste final de semana (dias 18 e 19/novembro), a terceira edição do festival gastronômico Sabores de Águas. O evento contará com receitas exclusivas elaboradas por alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, em conjunto com oito restaurantes do município.

Para agradar a todos os paladares, os estudantes, sob a coordenação do professor e chef Tiago Brugnerotto, idealizaram pratos salgados e doces com diferentes ingredientes, que serão preparados e servidos por eles. Toda a estrutura, organizada pela Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro, e os estandes dos restaurantes serão instalados na Praça Dr. Octavio Moura Andrade – novo local do evento.

O destaque ficará por conta das opções vegetarianas como o crepe com recheios de cogumelos shimeji, cebola caramelizada, tomate cereja e rúcula, com o acompanhamento de batatas chips e molho ao sugo e pesto. Outra novidade será a presença das cervejarias artesanais Backer, Cervejaria Dama Bier, Cevada Pura e Hop Flyers.

O cardápio terá ainda pratos como hambúrguer de pernil, strudel com sorvete, especial de verão com morango, fogazza de calabresa com catupiry, peixe bola, tempurá de legumes e camarão e crepe de bacon. O preço dos pratos será de R$ 8 a R$ 12.

Além da gastronomia, o Sabores de Águas terá uma programação musical especial também planejada pela Secretaria de Turismo. No sábado (18), às 19h, Bebé e Felipe Salvego apresentam clássicos do jazz, e, às 21h, será a vez de Blood Mery e Os Dry Martinis. No domingo (19), a partir das 13h, acontecerá o show do Frantuba Jazz Trio.

“O Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro é um importante parceiro da nossa cidade, principalmente na formação de profissionais em áreas que contribuem para o desenvolvimento do turismo, motor econômico da estância. O festival Sabores de Águas é um exemplo disso, por isso, não poupamos esforços para contribuir com essa ação. Além de oferecer suporte na estrutura e decoração, também desenvolvemos uma programação cultural especial, de jazz e blues, com artistas que são referência em nossa região. Esperamos que turistas e moradores possam desfrutar ao máximo das delícias que foram elaboradas pelos alunos do campus junto aos restaurantes”, afirma Rose Massarutto, secretária de Turismo de Águas de São Pedro.

A iniciativa conta ainda com o patrocínio da Associação Comercial de Águas de São Pedro (ACASP) e da Drogaria Estância. Os restaurantes participantes são Adega e Burgueria Ambrozio’s, Bombocado, ABrigaderia, Pastifício Galinho, República da Pizza, Sambuca Café e Bar, Tenzushi Restaurante e temakeria e Donna Chica Café e Crepe.

Gastronomia e aprendizado

O projeto Sabores de Águas é um projeto de extensão que contribui para a consolidação do turismo gastronômico de Águas de São Pedro. Em sua terceira edição, a iniciativa é uma oportunidade para os alunos conhecerem e participarem de uma experiência real, na qual terão que colocar em prática os conhecimentos adquiridos na cozinha, que vão desde a organização do evento até o relacionamento com os clientes. Todo o processo de organização, desde a captação de recursos com restaurantes parceiros até a preparação das receitas, é conduzido pelos estudantes do Centro Universitário Senac. Os pratos, por sua vez, foram construídos em parceria com os estabelecimentos participantes.

“A ideia do projeto é trazer para a prática o aprendizado teórico que os alunos adquirem no curso e chamar a atenção dos empresários do setor de  alimentação da cidade sobre a necessidade de constante inovação e melhoria nos padrões do serviços atendimento prestado aos munícipes e turistas, buscando fazer com que a gastronomia de Águas de São Pedro seja mais uma atração turística da cidade”, comenta Tiago Brugnerotto, professor, idealizador e orientador do projeto.

Serviço:

Festival Sabores de Águas