Jazz e blues movimentam o feriado de Proclamação em ASP

Com uma programação especial de jazz e blues, a Setur (Secretaria de Turismo) de Águas de São Pedro promove shows no feriado prolongado de 15 de novembro (quarta, sexta, sábado e domingo). Jazz Brasa String, Jimmy, Bebé e Felipe Salvego, Bloody Mery e os Dry Martinis e Frantuba Jazz Trio movimentam os palcos da Praça dos Rouxinóis, Boulevard e Praça Dr. Octavio Moura Andrade com shows gratuitos – no final de semana a cidade ainda contará com o Festival Gastronômico Sabores de Águas, promovido pelo Centro Universitário Senac.

Segundo a secretária da Setur, Rose Massarutto, a proposta da pasta é promover uma diversidade de atividades em diferentes espaços da estância, para que turistas e moradores possam desfrutar de todos os pontos turísticos de Águas de São Pedro. “Além disso, em cada feriado buscamos incentivar um estilo ou uma área cultural, seja teatro, música sertaneja, MPB, rock. Para o feriado de Proclamação da República, o foco foram atrações de jazz e blues. Convidamos a todos para que prestigiem as apresentações”.

Entre eles está a cantora mirim, conhecida por participar do The Voice Kids, Bebé Salvego. Ela estará acompanhada do irmão Felipe (guitarrista) e do percussionista Maicon Araki. Eles abrem a programação do sábado (18), às 19h, na Praça Dr. Octavio Moura Andrade. “Vou cantar um pouco de jazz, pop, MPB, será um repertório bem variado”, afirmou a jovem. Bebé, que é conhecida por ter uma voz que remete a grandes divas do jazz, como Billie Holiday e Sarah Vaughan, falou ainda sobre seu apreço em se apresentar para uma plateia ampla. “É uma experiência grande cantar para um público aberto, pois outras pessoas acabam conhecendo meu trabalho, não somente quem já me acompanha. Além disso, mais gente acaba também descobrindo o jazz. Gosto muito por tudo isso”.

No dia da Proclamação da República (15/novembro), às 15h, o trio Jazz Brasa String toca na Praça dos Rouxinóis. O grupo surgiu inspirado pelo jazz tradicional, mas que traz uma instrumentação não muito convencional, com tuba, trompete, banjo tenor e guitarra, além de uma grande influência da música brasileira (choro, música regional e bossa nova). Isso confere ao trio um swing e um toque melódico abrasileirado todo especial às harmonias jazzísticas. O Jazz Brasa String é formado por Eli Silva (trompete Flugelhorn), Rafael Barros (banjo tenor e guitarra) e Frank Frantuba (tuba).

O músico residente em Águas de São Pedro, Jimmy, será a atração da sexta-feira (17), às 20h, no Boulevard. Conhecido por seu estilo folk, ele prepara um repertório bluseiro especial para seu show.

Já no final de semana, dentro da programação do Festival Gastronômico Sabores de Águas, além de Bebé e Felipe Salvego, tocam na Praça Dr. Octávio Moura Andrade, a banda Blood Mery e os Dry Martinis, no sábado (19), às 21h. O domingo (18), será dia do evento receber no mesmo local o Frantuba Jazz Trio, eles tocam a partir das 13h.

A Blood Mery e os Dry Martinis têm como proposta não deixar ninguém parado. O quinteto de Piracicaba tem como repertório ritmos de swing e jump blues, tocando obras grandes nomes do gênero, como Candye Kane, Etta James, Little Walter e outros. Além disso, há alguns clássicos do pop, de Cyndi Lauper a Beatles, em versões bem diferentes do habitual.

O Frantuba Jazz Trio é formado pelos instrumentistas André Grella (piano), Augusto Vechini (sax) e Frank Frantuba (contra-baixo), que já se conhecem há muitos anos por tocarem juntos em diversos grupos e projetos de jazz. Os músicos resolveram começar a se reunir regularmente toda semana fazendo jam sessions em um bar cultural próximo ao rio Piracicaba. Nestes encontros de amigos que gostam de jazz, novas ideias foram surgindo, e o repertório começou a crescer e ganhar corpo, sendo que, atualmente, o trio interpreta mais de 100 obras de nomes como John Coltrane, Thelonious Monk, Billie Holiday e Miles Davis.

Programação do feriado prolongado de 15 de novembro

Quarta-feira (15)

15h – Show do trio Jazz Brasa String (jazz), na Praça dos Rouxinóis (rua Patrício Miguel Carreta, s/nº)

Sexta-feira (17)