Voleibol Masculino de ASP é tricampeão estadual dos Jori

O time de Voleibol Adaptado Masculino B (jogadores acima de 70 anos) de Águas de São Pedro tornou-se tricampeão estadual dos 21º Jori (Jogos Regionais dos Idosos). As disputas da fase final aconteceram em Sertãozinho, entre os dias 4 e 8 de outubro. O grupo conseguiu a vaga para a competição estadual, depois de conquistar a medalha de ouro em Lins. Na classificação geral, a estância ficou na 22ª posição entre 83 cidades participantes.

Águas de São Pedro jogou com os times de José Bonifácio e Guarulhos na fase classificatória, a semifinal foi com Valinhos e a final com Jundiaí. Em todas as partidas, o time da estância ganhou por 2 X 0 sets. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Piacentini, acompanhou de perto as partidas do time nos jogos regionais e também na final dos Jori, torcendo pela equipe aquapedrense. “Parabenizamos os nossos jogadores, a treinadora, e todos os que de alguma forma trabalharam para tornar esta conquista possível e incentivaram nossos atletas”. Como torcedora assídua, Rosa destacou a dedicação da equipe durante o torneio. “O esporte é uma maneira de promover saúde e a sociabilização. Incentivamos a prática porque são importantes para os idosos, como vimos durante os Jori. Mas uma vitória em um evento de dimensão estadual, premia todo o esforço que eles tiveram”.

A educadora física e treinadora da equipe, Janaina Acácia Martins, relatou como foi sua expectativa em relação ao torneio, um misto de esperança e medo. “Ansiedade, essa palavra me definia às vésperas da minha sexta final estadual. Não deveria e não deixei que ninguém soubesse, mas, são 8 anos de existência da categoria 70 Anos Mais. Destes, estivemos presentes a cinco, tendo alcançado o título duas vezes e sido vice em três”. Segundo Janaina, o time de Águas de São Pedro perdeu dois campeonatos para a Tanabi, que esse ano havia se transferido e formado a equipe de José Bonifácio, o primeiro adversário da estância. “Seria o nosso jogo de estreia, o primeiro degrau que teríamos que superar para sermos campeões. Sim, eu estava muito ansiosa. Mas também Águas tem uma equipe fabulosa e esse era outro ponto que eu combatia, o nosso favoritismo. Todos diziam vocês vão ser campeões, não tem para ninguém e nós respondíamos ‘jogo se ganha em quadra’”.

Para a treinadora, ser a equipe a ser batida, a favorita, não faz bem. “Todos os olhos sobre nós. Mas Deus nos agraciou com a conquista. Sozinhos não somos nada, e nada é mais forte do que todos nós juntos”. Conforme enfatizou Janaina, após dois anos fora da final estadual, Águas de São Pedro regressou ao ponto mais alto do pódio. “As águias se recolheram, passaram por todas as fases da reestruturação e voltaram mais fortes, renovadas, em busca de voos mais altos”.

O jogador Magirus (Luiz Alberto Hanser), 72 anos, destacou que a recomposição do time fez a diferença na hora de colocar a equipe aquapedrense de volta ao topo da competição. “Este ano passamos por uma remodelada no time e deu certo”. Magirus é uma dessas novidades da equipe. Há vários anos ele participa de grupos de voleibol de cidades vizinhas (São Pedro e Piracicaba). Morando em Águas de São Pedro há dois anos, decidiu que era hora de entrar para o grupo da estância.

O jogador já foi atleta de basquete, tendo continuado a carreira mesmo depois de aposentado das quadras profissionais. Chegou a disputar três mundiais em categorias master pela seleção brasileira de basquete.  “Decidi trocar de esporte, pois o voleibol adaptado exige menos fisicamente. Ainda assim, nosso time consegue jogar com categorias mais jovens, como a de 57 anos”, comentou sobre as competições que realizam e participam, além dos Jori.

A rotina de treino acontece duas vezes por semana, contribuindo para o preparo físico e também tático do grupo. “A Janaina, nossa treinadora, é muito interessada e dedicada. Com certeza tem um papel importante na qualidade da equipe, que está em um nível muito alto”.

Equipe: Antônio Di Fabio, Adilson Madureira, Daniel Szylowiec, José João Furlan, José Manoel Ramirez, José Merlos Ruiz, Luiz Alberto Hanser, Luiz de Almeida Leite, Márcio Estevam de Paula, Nelson Andreoli, Odilson Augusto de Castro e Pedro Miron. Treinadora: Janaina Acácia Martins (nomes não estão na ordem da foto oficial).

Fotos

Legenda: (com prêmio) Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Piacentini, segura troféu dos 21º Jori com o capitão do time Luiz Leite

Créditos: Adilson Lopez/Prefeitura de Sertãozinho