Serviços Urbanos informará sobre separação dos resíduos

Por meio de carro de som, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos fará mais uma ação informativa sobre a importância da separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva. A iniciativa será realizada nesta sexta-feira e sábado (13 e 14/outubro).

A implantação da coleta seletiva em Águas de São Pedro está funcionando há menos de um mês. “Dúvidas e desencontros ainda estão acontecendo neste início de trabalho. Por isso, vamos mais uma vez utilizar carro de som para informar a população sobre como deve ser feita a separação dos resíduos”, relatou o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Alex Sandro Leme. O material que pode ser reciclado será recolhido pela Cooperativa Reciclador Solidário todas as terças-feiras; já o lixo comum é recolhido nos outros dias da semana.

As principais reclamações recebidas pela secretaria são relativas ao não recolhimento dos sacos no dia específico da coleta seletiva. “Neste começo, tenho acompanhado a cooperativa. Eles estão passando em todas as ruas de nossa cidade, mas não recolhem os sacos com materiais que estão misturados com lixo. Portanto, informar sobre essa diferença é a nossa primeira medida para que este importante trabalho obtenha sucesso em nossa cidade”.

A coleta seletiva é uma alternativa em prol da reciclagem, que contribui muito com o meio ambiente aumentando a vida útil dos aterros e transformando o “lixo” em matéria-prima. São recicláveis: papel, papelão, vidro, plástico, garrafas pet, embalagens, tampas, potes, latinhas, latas de aço (como de sardinha), entre outros. Não fazem parte desta categoria o lixo orgânico, como restos de alimentos, papéis sujos e engordurados, guardanapos, adesivos, lixo de banheiro, folhas de árvores, espelhos, medicamentos e ampolas; nem materiais de construção, pilhas e baterias (espaços privados costumam recolher este tipo de material). Já móveis e eletrodomésticos inutilizáveis podem ser encaminhados ao Ecoponto do município.