Prefeito assina contrato do projeto Inova Escola

A Prefeitura de Águas de São Pedro renovou a parceria com a Fundação Telefônica Vivo para o desenvolvimento do Inova Escola. O projeto visa promover ações inovadoras no âmbito educacional, utilizando-se de tecnologias digitais. As ações que serão desenvolvidas serão voltadas especialmente a área de formação dos educadores, transferência de tecnologias e soluções educacionais, sociais, de empreendedorismo e intercâmbio de informações.

O prefeito Paulo Barboza assinou o novo contrato, um acordo de colaboração sem ônus aos cofres públicos, válido por dois anos e com plano de atuação iniciado em março de 2017. Durante este período, a Fundação Telefônica Vivo está auxiliando a Secretaria de Educação e Cultura em seu projeto pedagógico e no registro de suas ações inovadoras, encontros formativos com educadores para o fortalecimento de práticas de inovação e cultura digital, entre outros. Para o representante do executivo, parcerias como esta são sempre bem vindas. “São muitos os benefícios desta para a educação em nosso município. Capacitar os professores para as demandas deste século, fazendo com que estejam na mesma sintonia dos alunos, é fundamental. O mundo hoje é digital e, ter a possibilidade de agregar tecnologias inovadoras no aprendizado de nossas crianças é algo fantástico, com certeza trará grandes benefícios na formação delas”.

A secretária de Educação e Cultura, Scheila Fernandez, relatou que o trabalho contribui com a formação de educadores e educandos. “O Projeto Inova Escola fará o grande diferencial, para atingirmos o nosso objetivo, de ser uma cidade educadora”. Segundo a gestora, a iniciativa apresenta o aprender de forma diferente. “Hoje nossos alunos dos anos iniciais já produzem seus E-books (livro digital), o que estimula e torna mais gostoso desenvolver o hábito da leitura e da escrita. Já nossos alunos dos anos finais do ensino fundamental, fizeram um trabalho riquíssimo com o Scrapbook (livro de recortes)”.

Scheila ainda destacou que o trabalho com a iniciativa Inova Escola vem sendo desenvolvido ao longo de dois anos. “Nós continuamos pois é um projeto que está dando certo. Neste segundo semestre começamos com o Projeto Minha Terra, em que serão valorizados nossos pontos turísticos e nosso rico patrimônio. O projeto será todo apresentado em relatórios e imagens digitalizadas”, contou.

O Inova Escola está desde 2014 em Águas de São Pedro na Escola Municipal de Educação Fundamental Maria Luiza Fornasier Franzin. “No escopo do Programa Inova Escola foram realizadas uma série de ações de escuta e sensibilização ao longo destes anos com toda a comunidade escolar para o desenvolvimento da proposta, visando implementar na escola, além do uso de tecnologias, práticas pedagógicas inovadoras”, afirmou a Gerente de Programas Sociais da Fundação, Mila Gonçalves. A Fundação Telefônica Vivo fez uma doação de equipamentos tecnológicos (tablets e netbooks) o que contribuiu significativamente com as práticas de uma educação do século 21. Agora, continuamos apoiando a escola nos âmbitos de formação de professores, fluxo e uso de equipamentos e também no apoio a gestão escolar”, concluiu.

Projeto – O Inova Escola existe desde 2013. Em linha com os desafios da atualidade para o desenvolvimento de uma educação de mais qualidade no Brasil e de uma sociedade mais justa e sustentável, a Fundação Telefônica Vivo criou o programa unindo-se a escolas inovadoras de diversas regiões do país. O objetivo foi incentivar o uso de tecnologias digitais em seus modelos de ensino e aprendizagem. Hoje, a Fundação apoia seis escolas públicas que integram o restrito grupo de 1% das unidades escolares com conexão do país: Emef Desembargador Amorim Lima e Presidente Campos Salles, em São Paulo; EM André Urani/GENTE, no Rio de Janeiro; Emef Zeferino Lopes de Castro, em Viamão (RS); EM Manoel Domingos de Melo, em Vitória de Santo Antão (PE); e a Emef Maria Luiza Fornasier Franzin, em Águas de São Pedro (SP). Desde 2015 o Instituto Tellus é o parceiro executor do projeto na cidade, oferecendo por meio do Design Thinking e de processos cocriados com a escola, novas possibilidades de ensino e aprendizagem”.

Foto

Legenda: A representante da Fundação Telefônica Vivo, Amanda Franco, com o prefeito Paulo Barboza, e a secretária de Educação e Cultural, Scheila Fernandez