Educador de ASP participa de congresso internacional

Entre os dias 20 e 22 de setembro, a capital Recife (Pernambuco) foi sede do 15º Congresso Internacional de Tecnologias na Educação. A Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Instituto Tellos, patrocinou a viagem de educadores das escolas que eles apoiam. Deste modo, Águas de São Pedro esteve representada no evento com a participação do professor Mateus de Camargo Ribeiro.

O educador, que leciona a disciplina de História e a Oficina de Protagonismo e Vida na Emef 2 (Escola Municipal de Ensino Fundamental 2) Maria Luiza Fornasier Franzin, afirmou que o congresso foi extremamente inovador, com a participação de educadores palestrantes que estão na vanguarda da educação do futuro no Brasil e no mundo. “Foi abordado ali temas importantes para a educação de Águas de São Pedro, que traz em sua narrativa histórica uma educação inovadora de excelência, com o melhor IDHM Educação do Brasil”, afirmou.

Os temas principais das palestras que ocorreram no congresso foram: o aluno protagonista de sua história e educação; a escola que encanta e transforma vidas; a pedagogia do afeto; competências socioemocionais na educação; construído a escola dos nossos sonhos; ensinando crianças e jovens que nasceram com a internet; educar para a humanização e a cidadania cultural e política; e se amando como educador. “Este congresso e esta participação veio para enriquecer ainda mais a rede educacional do nosso município, com conhecimentos e práticas inovadoras”.

Depois da experiência, o conhecimento adquirido foi compartilhado com todos os educadores do Fundamental 2. “Ao final, realizamos um balanço, onde foi possível verificar que a educação de nosso município está trilhando o caminho certo em direção ao futuro com uma educação cidadã, protagonista e inovadora”, concluiu Ribeiro.

Créditos: Divulgação