Conferência de Educação reúne 80 pessoas no debate sobre PME

A metas presentes no Plano Municipal de Educação de 2015 foram tema da 1ª Conferência Municipal de Educação de Águas de São Pedro. A programação aconteceu na manhã desta quinta-feira (28/setembro) na Escola Municipal Maria Luiza Fornasier Franzin – Unidade 2. Estiveram presentes cerca de 80 pessoas, entre profissionais e pais, além de gestores e representantes da administração pública. Todo o material debatido será organizado e compartilhada em audiência pública (a ser agendada).

Conforme explicou a secretária de Educação e Cultura, Scheila Fernandez, os participantes da conferência foram divididos em cinco segmentos: Educação Infantil; Ensino Fundamental Primeiros Anos; Ensino Fundamental Últimos Anos; Ensino Médio; e Ensino Superior e Profissionalizante. “Cada um pode optar pelo grupo de sua preferência e conhecimento. Em cada sala, estavam projetadas as metas que foram elaboradas no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei Municipal 1.760 de 2015; que por sua vez, é baseada no plano nacional, Lei 13005/14”.

Com estas informações, os participantes foram avaliando quais as metas foram atingidas e quais ainda há necessidade de se trabalhar, definindo o período para a realização de curto, médio e longo prazo. De uma maneira geral, a secretária notou que a maioria dos objetivos relacionadas a universalização já foram atingidos, mas o caminho continua até 2024 (ano estipulado para o cumprimento integral do Plano Municipal). “A partir de agora vamos fazer o levantamento e análise daquilo que foi definido em cada grupo, para que seja levado à audiência pública. Essas propostas podem inclusive alterar a lei”, informou a secretária.

Conforme instituído na lei do Plano Municipal de Educação, a conferência deve ser realizada a cada dois anos. Essa foi a primeira após a instituição da regra. Para o professor de história da rede municipal, Mateus Camargo Ribeiro, o evento foi muito produtivo. “Discutimos várias metas, inclusive as que estão sendo cumpridas e que tornam Águas de São Pedro reconhecida nesta área. E também pontuamos o que ainda falta”, relatou. O profissional, que está há cinco meses atuando no Ensino Fundamental, avaliou como fundamental a discussão. “É extremamente importante, para acompanharmos o que está sendo feito na educação do município”, disse.

Para a secretária, é um compromisso social e educacional o estímulo à gestão democrática. “Esta tem como princípio o respeito mútuo e a responsabilidade. Quanto mais tivermos de participação popular, mais favorecida e reconhecida serão as políticas públicas”. A secretária explicou que tanto a Conferência Municipal de Educação, quanto o Plano Municipal de Educação, são resultados desta iniciativa democrática, que contribui para a desvinculação das ações públicas das políticas. “Ampliando a participação e discussão, também estendemos a responsabilidade à toda sociedade”.

Além de professores e pais, estiveram presentes também representantes do poder público: Drª. Susana Morata (promotoria); Alexandre Marques (Gabinete da Prefeitura); Anderson Cardoso (vereador); e Alex Sandro Leme (secretário de Transportes e Serviços Urbanos – representando o secretariado).

Fotos

Legendas: (posada) Grupo do segmento de discussão sobre as metas da Educação Infantil.

Créditos: Divulgação.