Ações do Outubro Rosa unem Fundo Social e Saúde

Outubro é mês de lembrar que: no Brasil são esperados mais de 50 mil casos de câncer de mama por ano; este é tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. A boa notícia é que em seu estágio inicial as chances de cura chegam a 95%. Por isso nasceu o Outubro Rosa, iniciativa que chega em 2017 fazendo um apelo à memória e ao amor próprio, com o tema: Lembrar de Cuidar de Mim. Em Águas de São Pedro a campanha unirá o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde com diversas ações de conscientização.

No dia 19 (quinta-feira) haverá a Oficina de Horta Urbana para Mulheres. A programação será realizada às 10h na Plataforma Central. Já no dia 20, às 14h, o ginecologista João Valcir Pratti fará uma palestra sobre Prevenção de Doenças da Mulher, no auditório do Spa Thermal. A Caminhada do Outubro Rosa será no dia 22, com saída às 8h, do Parque Dr. Octavio de Moura Andrade. Após o percurso, haverá o Ginástica na Praça, com a educadora física Janaina Acácia Martins, do Departamento de Esportes. A programação tem apoio da academia A+ Treinamento Personalizado e Solumedi (que fará a doação de squeezes para quem comprar as camisetas desta edição do evento).

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Piacentini, informou que será feita uma camiseta em prol da Campanha Outubro Rosa. A vestimenta levará o tema desta edição escrito no peito. “Quem quiser a camiseta, orientamos para que faça a reserva”, relatou. O valor antecipado é R$ 20 e no dia da caminhada sairá por R$ 25. “Estamos fazendo quase a preço de custo, para que mais pessoas possam comprar. O valor a mais que arrecadarmos será revertido em uma doação à Secretaria de Saúde”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, João Victor Barboza, outra ação será deixar a cidade com uma iluminação rosa. “Estamos entrando em contato com vários espaços, públicos e particulares, para que façam adesão à campanha”. Para o representante da pasta, o alerta para em prol da prevenção é a melhor alternativa. “A ação do Outubro Rosa é importantíssima para a saúde da mulher como um todo. Devemos também destacar a necessidade de se fazer o auto exame de mama, procurar nódulos e, se achar algo estranho, procurar seu médico ou a Secretaria de Saúde”. Outro alerta do secretário é em relação aos check-ups, que devem ser atualizados a cada ano.

Sobre – O Outubro Rosa é uma iniciativa global que nasceu com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A primeira ação aconteceu na década de 1990, com a distribuição de um laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York – realização da Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o passar dos anos, prédios e monumentos também começaram a se “vestir” de rosa, por meio de refletores.