Águas de São Pedro participa de Termatalia na Espanha

Águas de São Pedro está sendo representada na 17º Feira Internacional de Turismo Termal, a Termatalia, com a presença do vice-prefeito Celso Marques. Ele está entre os 260 participantes de 40 países da Europa, América, África e Ásia. O evento acontece até esta sexta-feira (22/setembro) na Espanha (Ourense, na Galícia). A próxima edição já está confirmada para ser realizada no Brasil, em Foz do Iguaçu.

Ao todo, estão em exposição 80 trabalhos dos mais diversos países.
A programação conta também com cursos básicos em termalismo, introdução ao negócio de turismo de saúde, capital humano, gestão, além de simpósio sobre termalismo e qualidade de vida, e atividades complementares como Encontro de Cidades, Rodas de Negócio, Alimentação Saudável, Sessão Científica sobre Hidrologia Médica, e visita a centros termais da Galícia e do norte de Portugal.

“Esta é a terceira Termatália que eu participo, duas em Ourense e uma na Argentina.  O que percebi ao longo dessas vivências é que as práticas termais do Brasil são muito semelhantes ao que é praticado na Europa, países como Itália e Portugal. Por esta razão, as conclusões dos trabalhos desenvolvidos são muito compatíveis”, relatou. De acordo com o vice-prefeito, que é médico termalista, o potencial de Águas de São Pedro com a estrutura do Spa Thermal não deixa a desejar. “É claro que todos os anos aparecem novas técnicas. Por isso, já pedi a alguns expositores para que me encaminhem essas informações. Deste modo, podemos equipar o trabalho desenvolvido em nossa cidade”, informou sobre seu interesse em compartilhar as pesquisas e experiências que forem intercambiadas.

O vice-prefeito decidiu ir ao local com recursos próprios. “Eu faço isso porque a causa Águas de São Pedro é uma bandeira. A ciência para mim está acima de tudo e a nossa estância está no meu coração”.

A Termatalia, que começou no dia 18 deste mês, busca fomentar o intercâmbio de experiências entre os diferentes continentes, de um ponto de vista empresarial, institucional e social, para deste modo obter uma perspectiva global do setor e impulsionar o mercado estratégico do turismo termal e de bem estar. Organizada pela Expourense, a feira é um instrumento de cooperação público-privada para o desenvolvimento do turismo de saúde e bem estar.

Conforme relatou Dr. Celso, o Brasil tem se destacado no evento, não por acaso será sede do evento em 2018.  “Nosso país, por meio de uma universidade de Florianópolis, Santa Cataria, apresentou alguns trabalhos interessantíssimos sobre hidrologia médica. Como a feira acontece no próximo ano no Brasil, eles já fizeram o convite para desenvolver um trabalho e apresentar em Foz do Iguaçu”.

Foto

Crédito: (posada/Vice-prefeito Dr. Celso Marques) Divulgação/ Mesa e público (Facebook da Termatalia)