ASP recebe diploma do curso de Desenvolvimento Estratégico do Turismo

O prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Barboza, e a secretária da Setur (Secretaria de Turismo), Rose Massarutto, receberam na tarde desta quarta-feira (20/setembro) o diploma de participação no curso de Desenvolvimento Estratégico do Turismo 2017. A programação foi promovida pela Aprecesp (Associação de Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo) e Senac-SP, reunindo 70 estâncias turísticas paulistas. O evento ainda contou com participação do vice-governador, Márcio França.

O curso foi composto de uma série de workshops que iniciou em abril deste ano. Durante os encontros, e no decorrer dos meses, os participantes foram desafiados a conhecer melhor o potencial turístico de suas localidades, reunindo, atualizando e organizado informações. “Essa foi uma ação muito importante para promover o desenvolvimento do turismo nas estâncias paulistas, pois propõem a capacitação das equipes das secretarias e setores ligados ao turismo, como plano de fomento do setor no estado de São Paulo”, destacou a secretária da pasta, Rose Massarutto.

As estâncias turísticas que participaram dos workshops foram divididas por regiões, em quatro grupos. Águas de São Pedro ficou no polo da cidade de Brotas.

Cada encontro reuniu profissionais do poder público, agentes da sociedade civil e representantes do trade turístico. Participaram dos workshops: Luis Alexandre Ferreira (administração municipal), Valter Ferreira (Acasp – Associação Comercial de Águas de São Pedro), Cidinha Cintra (presidente do Comtur – Conselho Municipal de Turismo), Anderson Cardoso (representante do legislativo), além da secretária Turismo e do prefeito aquapedrense.

Para Paulo Barboza, a Aprecesp tem se demonstrado uma ótima parceria para as estâncias. “Propor esse curso foi uma excelente ideia para melhorar a qualidade dos serviços turísticos nos municípios”.  A base do projeto da associação com o Senac teve como proposta a capacitação, o desenvolvimento local e social, além da elaboração de estratégias de competitividade comercial para o turismo. Também foi proposta do curso de Desenvolvimento Estratégico do Turismo, propiciar a construção coletiva e democrática de um Programa de Capacitação e Regionalização do Turismo.