Área central passa por paisagismo e instalação de lombofaixas

A área central de Águas de São Pedro está adquirindo mais vida com a aproximação da primavera, e com as iniciativas que a Secretaria de Obras e Setur (Secretaria de Turismo) estão realizando ao longo desses 15 dias. Nesta semana, o Canal Central começou a receber uma nova ação de paisagismo. Já a avenida Carlos Mauro conta com a instalação de sete faixas elevadas de pedestres (lombofaixas).

As plantas do Canal Central estão sendo plantadas e replantadas de acordo com suas características e necessidades de luz e solo. A orquídea bambu, barba de serpente, iresine, moréia, clorofito, bromélia, strelitzia, impatiens e sunpatiens, lírio dos ventos são algumas das espécies que deixarão Águas de São Pedro ainda mais com cara de “cidade-jardim”.   Segundo a secretaria da Setur, Rose Massarutto, essa iniciativa corresponde a um contrato de revitalização feito com a Casa Civil. “Estamos adequando as plantas para que o local fique ainda mais bonito para os moradores e turistas. Mas não é só isso. Sabemos o quanto as plantas podem ser frágeis se não forem bem cuidadas, portanto, não basta apenas plantar. Deste modo, contratamos uma empresa que irá cuidar da área de manutenção dos jardins a partir da próxima semana. Afinal, o sucesso e a beleza de um jardim dependem da sua manutenção”.

Já as faixas elevadas, também chamadas de lombofaixas e traffic calmings, estão sendo instaladas ao longo da avenida Carlos Mauro. Seu diferencial consiste no comprimento e nivelamento, à mesma altura da calçada. O objetivo da administração foi promover uma circulação mais tranquila pela via e, principalmente, permitir uma travessia de pedestres e cadeirantes com mais segurança – garantindo assim a acessibilidade. De acordo com o secretário de Obras, Fábio Esteves, a estrutura delas já está pronta, portanto, nos próximos dias elas serão pintadas para melhor visualização. “Ainda é necessário instalar as laterais de ferro e fazer a pintura da faixa, serviços que iniciam ainda nesta semana”.

Obra – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Transportes e Serviços Urbanos, com o apoio da Secretaria de Obras, realiza o serviço de reparo da tubulação do Spa Thermal – obra localizada também na avenida Carlos Mauro. O trabalho visa o escoamento das águas pluviais e da caldeira do local. A previsão para o término é ainda nesta semana (até 17 de setembro).

Créditos: Divulgação