Semana do Senac tem Campanha de Doação de Sangue

Com o entendimento de que a formação profissional caminha ao lado da formação do indivíduo, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro promove a Semana da Cidadania – de 18 de setembro a 7 de outubro. Dentro da programação, a secretaria de Saúde de Águas de São Pedro e Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro são parceiras em prol da 2ª Campanha de Doação de Sangue, disponibilizando equipamentos, pessoal e transporte aos doadores até o campus.

A iniciativa acontece no dia 23 de setembro, das 8h às 12h. Em Águas de São Pedro o veículo sairá a cada 30 minutos do Pronto-Atendimento. Já a Prefeitura de São Pedro disponibilizará transporte em duas saídas, às 7h30 e às 9h, ambas do portão principal da Umis (rua Odila Vaio, 648 – bairro Recanto das Águas). As doações serão coletadas pelo Hemonúcleo de Piracicaba. “Essa é uma campanha regional. Da nossa parte, além do transporte gratuito, estamos colaborando com quatro enfermeiros, que passarão por treinamento específico sobre coleta, além de macas, suportes para soro e biombos”, relatou o secretário aquapedrense, João Victor Barboza.

Segundo o secretário, doar sangue é um ato que salva vidas. “Por isso fazemos questão de apoiar esta iniciativa do Centro Universitário Senac”. Para fazer a doação é necessário estar alimentado e descansado, pesar pelo menos 50 quilos, ter de 18 a 69 anos (menores, a partir de 16 anos, apenas com autorização legal dos responsáveis, e maiores de 60, desde que não seja a primeira doação), e não ter fumado até duas horas antes da doação. “Atendendo as recomendações, o mais importante é a vontade de ajudar outras pessoas”.

A secretária de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Miriam de Souza Silva, também ressaltou a importância da ação conjunta. “Ajuda a promover a saúde ao garantir acesso daqueles que precisam do sangue doado, fortalece o estoque dos hospitais e ainda estimula a cidadania e responsabilidade social entre os alunos e a população”.

Semana – A Semana da Cidadania tem como objetivo fortalecer a relação do Senac com a comunidade, por meio de atividades que promovam conhecimento e que provoquem mudanças positivas de comportamento, por um mundo mais consciente e sustentável.

A diretora do campus Senac – Águas de São Pedro, Cícera Carla Bezerra da Silva, destacou a relação entre o trabalho acadêmico e social. “Além de manter sua relação com a comunidade, a iniciativa fomenta a ética e a cidadania, valores vivenciados pelos alunos e professores no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Universitário”. Durante a semana, o público poderá participar de atividades interativas, como oficinas, além de apresentações de dança e música, exposições e rodas de conversa.

Um dos destaques da programação será a mostra Todos Podem ser Frida, idealizada pela fotógrafa Camila Fontenele Miranda, que estabelece conexões entre arte, identidade de gênero e comportamento social em referência às experiências da vida da artista mexicana Frida Kahlo. A exposição conta com 24 fotografias e ainda terá a interatividade do público, que poderá reproduzir Frida com adereços e maquiagens disponíveis no dia da abertura da exposição que acontecerá no espaço de convivência do campus, no dia 18 de setembro, das 10h às 12h30.

Outra novidade deste ano será a Feira do Produtor Rural. Alunos do curso Tecnologia em Hotelaria, em parceria com comerciantes de São Pedro, promoverão um bate-papo sobre a importância da valorização de produtos locais na gastronomia. Na sequência, será realizada a exposição e venda de produtos, além da degustação de pratos elaborados pelos estudantes. A atividade será realizada no dia 18, das 14h30 às 17h, no prédio acadêmico.

Além da Campanha de Doação de Sangue, outra ação voltada à saúde acontece no dia 20 de setembro, das 11h às 16h30. Na ocasião, funcionários, alunos e a comunidade poderão realizar gratuitamente no campus o teste de Hepatite C.  Todas as atividades são gratuitas, no entanto algumas precisam de inscrição. Consulte a programação no Portal www.sp.senac.br/aguasdesaopedro.

Semana da Cidadania

Data: 18 de setembro a 7 de outubro

Local: Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro

Endereço: Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro