Campanha antirrábica acontece neste final de semana

A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro promove neste final de semana (26 e 27 /agosto) a Campanha de Vacinação Contra a Raiva. Proprietários de cães e gatos devem ser levar seus animais até a UBS (Unidade Básica de Saúde), das 8h às 17h, para serem imunizados contra o vírus que é incurável e mata. A vacinação é gratuita.

A vacina antirrábica pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos quatro meses. Ela garante a imunização em 48 horas após a aplicação, mas deve ser feita anualmente. “Apesar de nunca termos tido casos de raiva em Águas de São Pedro, a importância dessa campanha deve-se aos casos em outros municípios do estado, além disso, é uma campanha nacional”, afirmou o secretário de Saúde, João Victor Barboza. Para o responsável pela pasta, é necessário trabalhar em busca da prevenção. Barboza ainda destacou que a previsão é vacinar 630 animais.

Raiva – A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o sistema nervoso central. É uma encefalite, em geral de evolução rápida. O infectado pode apresentar as fobias consideradas clássicas da raiva (hidrofobia e aerofobia), a tríade parestesia, paresia e paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré e outros sinais e sintomas. Animais mamíferos podem transmitir a doença aos humanos através da mordedura, arranhadura ou lambedura. O mais comum é que animais fiquem doentes devido ao contato com morcegos infectados. Em caso de cães e gatos, é comum aos doentes a agressividade. Já cavalos e bois são acometidos de paralisia.