Rotary e Saúde realizam Campanha Dia da Hepatite Zero

A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro e o Rotary Clube de São Pedro promovem no dia 29 de julho a Campanha Dia da Hepatite Zero.  Os exames de diagnóstico da doença, bem as orientações à população, serão realizados na Plataforma Central da av. Carlos Mauro, das 8h30 às 12h. O teste é gratuito e muito rápido, o resultado pode ser obtido em menos de 2 minutos.

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, por isso é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina. A hepatite é a uma das doenças que mais matam no mundo, duas vezes mais que a Aids. Porém, com tratamento há grande possibilidade de cura – principalmente em casos iniciais. O objetivo, portanto, é diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos no fígado.

No site da Campanha nacional, é informado que as pessoas que apresentarem resultado reagente para o teste rápido serão informadas de forma bem simples, sem alarde e com privacidade. Também serão orientadas a realizarem os exames laboratoriais – necessários para confirmar se realmente a doença está instalada, qual o tipo, e dar encaminhamento ao tratamento.

De acordo com as informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), atualmente existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo, o que torna as hepatites virais um dos maiores problemas mundiais de saúde. Por meio de campanhas, estima-se que é possível erradicar as doenças virais entre 15 e 20 anos. Na 69ª Assembleia Mundial de Saúde em Genebra, 194 governos adotaram a Estratégia Global da Hepatite Viral da OMS, que tem o objetivo de eliminar as hepatites B e C nos próximos 13 anos. Assim, criou-se o primeiro movimento global para eliminar a hepatite viral até 2030.