Plantando Sonhos promove hortas em escolas e Cras

Com a proposta de estimular o cultivo de hortas familiares em Águas de São Pedro, nasceu o Plantando Sonhos. Vislumbrado por Marcelo Guimarães Alves, o projeto já está presente em escolas e no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Jerubiaçaba. Um documento contendo os objetivos, propostas e planos da iniciativa foi entregue para o prefeito, Paulo Barboza, e para as secretárias Rosa Elisabete Piacentini (Promoção Social e Thermal) e Scheila Fernandez (Educação e Cultura). A ideia é expandir ainda mais o projeto, ampliando as parcerias e o público.

O Plantando Sonhos visa estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais, além de contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, resgatando junto à comunidade o hábito de produção de alimentos para o autoconsumo. O idealizador e coordenador do projeto, contou que a iniciativa começou com o convite da secretária, Rosa Piacentini, para que ele desse um curso no Cras. “Ela é a nossa maior sonhadora, nos incentiva a desenvolver esse trabalho. Foi a partir de um convite dela que dei uma aula sobre hortas, e que hoje mantemos uma biohorta no local”.

A biohorta, que funciona em um sistema orgânico, já está se ampliando para outros tipos de cultivo. “Começamos o plantio em abril e agora estamos na segunda colheita. Também estamos promovendo uma horta vertical e outra hidropônica”, relatou Alves. Para o coordenador, o trabalho contribui principalmente para fortalecer a autoestima de quem cultiva. “Eles fazem algo produtivo. Independentemente da idade, é uma maneira de conviver e se sentir útil”, afirmou. De acordo com a secretária, a prática tem sido bem aceita. “Estamos com cerca de 40 alunos, fazendo aulas nos três períodos, manhã, tarde e noite”.

Já nas escolas municipais, desenvolvem o Plantando Sonhos a Emei Vida e a escola de ensino fundamental Maria Luiza Fornasier Franzin. “Com os alunos do infantil fizemos uma horta vertical e no solo. Já com os estudantes do fundamental 2, é realizado o cultivo hidropônico e estamos implantando uma horta vertical”. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Scheila Fernandez, além do trabalho ser voluntário, é também muito querido pelos estudantes. “A reação das crianças tem sido de grande envolvimento”.

O objetivo do Plantando Sonhos é desenvolver, produzir e incentivar o plantio de hortas caseiras, de forma sustentável. “O que queremos, primeiramente, é desenvolver a vontade de produzir o alimento”, disse Marcelo.

O coordenador, afirmou ainda que para o segundo semestre, além da proposta de uma horta municipal, a ideia é intensificar o trabalho informativo nas escolas. “Não temos uma zona rural, portanto precisamos criar espaços. Queremos que a cidade se transforme, portanto, nada melhor do que começar pelas crianças”. Para isso, ele pretende ampliar os cursos nas escolas e no Cras e conseguir parceiros para expandir o projeto. “Queremos que isso cresça e atinja um nível turístico. Que as pessoas de outras cidades venham para Águas de São Pedro conhecer como é possível cultivar em área urbana”. Para Rosa, esse trabalho irá contribuir para o ranqueamento da cidade no programa Município VerdeAzul.

Fotos

Legendas: Plantando Sonhos está no Cras, Escola Maria Luiza Fornasier Franzin e Emei Vida/ (foto com pessoas posadas) Organizadores do Plantando Sonhos entregam projeto à prefeito e secretária: Marcelo Alves, secretária de Educação e Cultura Scheila Fernandez, prefeito Paulo Barboza, e Lucila Miralles.

Créditos: Projeto Plantando Sonhos

Informações à imprensa: (19) 3482-1652