Secretaria de Saúde inicia projeto para implantação do ESF

A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro está em trâmite para instalar o ESF (Estratégia Saúde da Família) no município. O interesse em implantar o projeto já foi sinalizado aos órgãos competentes estaduais e deverá ser avaliado e enviado ao Ministério da Saúde. O projeto, que está em fase de conclusão, deverá ser encaminhado primeiro à Câmara Técnica de Gestores de Saúde, vinculados a Diretoria Regional de Saúde – X de Piracicaba, depois aprovado pela CIR (Comissão Intergestores Regional) e CIB (Comissão Intergestores Bipartite) em São Paulo, para que seja então encaminhado o projeto técnico, e posterior credenciamento do ESF, ao Ministério da Saúde.

Depois de todos estes trâmites é que o município poderá começar o trabalho de implantação do Saúde da Família. Conforme explicou o secretário da pasta, João Victor Barboza, cabe aos governos estadual e federal a aprovação do projeto. “Os recursos do ESF passam obrigatoriamente por essas estâncias para o credenciamento do programa, por isso é necessária a aprovação deles e também a avaliação do impacto financeiro antes da implementação na cidade, devido a necessidade de contratações e criação de leis visando criar os cargos necessários”. Barboza também relatou que apenas uma unidade seria o suficiente para atender toda a população aquapedrense.

O ESF ou PSF (Programa Saúde da Família) integra a Atenção Básica dos SUS (Sistema Único de Saúde). A equipe da unidade é multiprofissional, composta por, no mínimo, um médico generalista, um enfermeiro generalista; um auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde – a quantidade dependerá da densidade populacional da região. O programa é considerado uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.

São objetivos do programa: prestar, na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adstrita; intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta; eleger a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde; humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população; proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais; contribuir para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde; fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida e; estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício social (informações do portal do Ministério da Saúde).