Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro realiza mutirões contra dengue

A Prefeitura de Águas de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde, realizará mutirões na cidade, nos próximos finais de semana, para identificar e eliminar possíveis focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti. Os mutirões serão realizados aos sábados, nos dias 11, 18 e 25 de março, das 8h às 13h, com objetivo de visitar imóveis de todos os bairros da cidade.

No último sábado, dia 04 de março, foi realizado o primeiro dia do mutirão, que começou pelo Jardim Jerubiaçaba (Canta Sapo) e percorreu parte do Jardim Iporanga. No próximo sábado, dia 11, a ação continuará pelo Jardim Iporanga e em parte do Centro, seguindo pela casa do fundador da cidade. Para os próximos sábados o planejamento é visitar todo o Centro, o Jardim Porangaba e o bairro Califórnia.

A ação está sendo realizada por cinco profissionais da Secretaria de Saúde, com o apoio de aproximadamente 50 voluntários do Grupo Escoteiro Japopici. As equipes que visitam as casas estão uniformizadas, e mobilizadas com objetivo de vistoriar imóveis, eliminar criadouros e orientar a população sobre as formas de eliminar potenciais criadouros em suas residências.

“Agradecemos a todos que abriram as portas de suas casas para que pudéssemos realizar o primeiro dia do mutirão, e pedimos a colaboração de todos os munícipes que ainda receberão nossa visita, autorizando a entrada de nossos agentes voluntários”, disse o secretário de Saúde, João Victor Barboza.

Segundo ele, as equipes foram bem recebidas e conseguiram ter acesso a aproximadamente 80% das casas visitadas no primeiro dia de mutirão. “Foram poucas as casas que não autorizaram nossa entrada. Estas casas serão revisitadas por nosso agentes em um momento oportuno, e caso seja necessário, usaremos as vias legais para adentrar nestas residências. Já nas casas de veranistas, que estavam fechadas durante a visita, os donos serão notificados”, complementou o secretário.

Também será realizada, no dia 24 de março, sexta-feira, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, uma Operação Cata Cacareco, para auxiliar na retirada de materiais que não são mais utilizados pela população, como móveis velhos, eletrodomésticos que não têm mais utilidade, entre outros.

Apesar de neste ano a cidade de Águas de São Pedro não ter registrado nenhum caso de arbovirose – dengue, chikungunya, zika e febre amarela, o prefeito Paulo Barboza ressalta a importância desta ação preventiva para identificar os possíveis focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti. “Nosso objetivo com estas ações, principalmente nesta época de chuvas intensas, é promover a saúde e bem-estar em nossa cidade, impedindo que o mosquito se procrie. Se ao lado da prefeitura, cada morador fizer sua parte, a dengue não terá vez em nossa Estância.”

Foto: Divulgação da Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro