Prefeito e secretário de Saúde de Águas de São Pedro se reuniram com prefeitos da região para tratarem sobre questões do SUS

O Prefeito Paulo Barboza, e o secretário de Saúde, João Victor Barboza, estiveram reunidos com 11 prefeitos da região e seus secretários, na cidade de Piracicaba, no dia 25 de janeiro, para tratarem de questões relativas ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro, entregaram ao prefeito e ao secretário de Saúde de Piracicaba, uma carta manifesto em favor da saúde pública da região, onde expuseram a situação vivida pelos municípios e solicitam trabalho conjunto.

Os prefeitos e secretários de Saúde, preocupados com a situação da saúde na região, se organizaram e se reuniram para buscar uma solução conjunta para o problema de falta de recursos.  A grande preocupação é em relação à qualidade do atendimento à população com a queda na receita dos municípios, decorrente da crise econômica do país. Também foi discutida a questão da abertura do Hospital Regional de Piracicaba, pois com o funcionamento dele, todo o sistema de saúde da região será beneficiado.

Para o secretário de Saúde de Águas de São Pedro, João Victor Barboza, é extremamente importante buscar soluções e ações conjuntas, para fortalecer o atendimento na região. “Nesta reunião percebemos que muitos dos problemas dos municípios são parecidos, e as soluções também podem ser semelhantes. O objetivo da nossa gestão é otimizar os recursos para a saúde e buscar melhorar cada vez mais o atendimento à população”, afirmou ele.

Nesta reunião ficou combinado que será feito um trabalho técnico para dimensionar os serviços de saúde realizados por cada município, com objetivo de destacar o que cada município tem condições de oferecer, melhorando a estrutura de atendimento regional. O objetivo desta ação é de que as cidades poderão se ajudar se fizerem aquilo que estão preparadas para fazer, e transferirem para outras cidades os serviços mais complexos.

Segundo o Prefeito Paulo Barboza, a união entre os prefeitos da região é fundamental, principalmente neste momento, para que possamos melhorar o sistema de saúde e o atendimento à nossa população. “Agora apresentaremos os dados técnicos solicitados, para que em conjunto possamos buscar melhorias da rede regional de saúde junto ao Governo do Estado”, afirmou o prefeito.

Crédito da foto: divulgação da Prefeitura de Águas de São Pedro